O Papa Francisco foi nesta sexta-feira, 5 de janeiro, ao Hospital Pediátrico Bambino Gesù, conhecido como o "hospital do Papa", em sua sede localizada em Palidoro, situado a cerca de 30 quilômetros ao norte de Roma.

Segundo informou a sala de imprensa da Santa Sé por meio de um comunicado, esta visita surpresa se insere na experiência das Sextas-feiras da Misericórdia, iniciativa que lançou no contexto do Jubileu da Misericórdia.

No hospital, o Santo Padre visitou diversos departamentos e unidades médicas. Saudou as crianças internadas, seus médicos e o pessoal da enfermaria, além de trocar algumas palavras com os pais dos pequenos enfermos.

A sede de Polidoro do Hospital Bambino Gesù, também conhecido como “o hospital do Papa”, começou a funcionar em 1978, por meio de uma iniciativa do Papa Paulo VI.

O hospital, tradicionalmente especializado em poliomielite, conta também com um departamento de ortopedia, uma divisão de diabetes, departamento de cirurgia, de otorrinolaringologia e de oftalmologia.

O centro médico trata também de pacientes com doenças cardíacas, endócrinas e com obesidade genética. Conta ainda com diversas especialidades cirúrgicas e realiza atividades de neurorreabilitação.

As instalações possuem um ponto de socorro, 122 leitos para enfermos, 8 dos quais são para reanimação e 30 para neurorreabilitação, 19 leitos para reabilitação, 20 leitos de ambulatório e cirurgia ambulatória, salas de cirurgia, uma sala de hemodinâmica e serviços de diagnóstico por laboratório e imagens.

Confira também: