O Papa Tawadros II, Patriarca da Igreja Copta-Ortodoxa, indicou que os recentes atentados terroristas perpetrados contra uma igreja e um comércio no Cairo (Egito) não impedirão a celebração ortodoxa do Natal.

Em declarações ao jornal egípcio Al-Masry Al-Youm, o Patriarca indicou que “não há intenção de cancelar a celebração da festa do Natal” que acontecerá no dia 7 de janeiro na Catedral da Natividade de Cristo, o novo templo copto que está sendo construído na nova capital administrativa egípcia.

espera-se a presença do presidente do Egito, Abdelfatah Al-Sisi, cujo governo apoiou a construção da catedral.

As Igrejas Ortodoxas e as Católicas de rito bizantino celebram o Natal no dia 7 de janeiro porque seguem o calendário juliano, introduzido por Júlio César no ano 46 a.C.; Este calendário também foi utilizado pelo ocidente até 1582, quando o Papa Gregório XIII estabeleceu o calendário gregoriano.

Al-Masry Al-Youm informou ainda que nas igrejas de diversas cidades do Egito foram instaladas câmeras de segurança e portas eletrônicas e será exigido que os fiéis apresentem suas identificações.

O atentado contra a igreja de Mar Mina, reivindicado pelo Estado Islâmico, aconteceu no dia 29 de dezembro e deixou mais de dez mortos e cerca de cinco feridos.

A agência Efe recolheu as declarações do Ministério do Interior do Egito, o qual informou que um terrorista tentou ingressar na igreja de Mar Mina com armas de fogo e explosivos. Entretanto, diante da presença de guardas de segurança, decidiu abrir fogo.

O atacante, que foi detido pela polícia, tinha disparado contra o comércio de uma família copta antes de se dirigir ao templo.

No último dia 31 de dezembro, após a oração do Ângelus dominical no Vaticano, o Papa Francisco expressou sua proximidade aos coptos ortodoxos pelos atentados.

Em abril de 2017, durante a celebração do Domingo de Ramos, atentados contra duas igrejas coptas no Egito deixaram cerca de 40 mortos.

Confira também: