O Papa Francisco nomeou Dom Francisco Canindé Palhano Bispo de Petrolina (PE), transferindo-o da Diocese de Bonfim (BA).

A Diocese de Petrolina estava vacante desde julho de 2017, quando o Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Manoel dos Reis de Farias, por motivo de idade.

O novo Bispo diocesano, Dom Francisco Canindé Palhano, nasceu em 1º de fevereiro de 1949, em São José de Mipibu, na Arquidiocese de Natal (RN).

Estudou no Seminário São Pedro, da mesma Arquidiocese, e depois Letras, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi transferido a São Paulo, onde cursou Filosofia e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Também possui mestrado em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 2 de fevereiro de 1975, incardinado na Arquidiocese de Natal, onde serviu como vigário paroquial, pároco, reitor e professor de Teologia Moral e Liturgia no Seminário São Pedro, mestre de celebrações litúrgicas e membro do comitê pelo XII Congresso Eucarístico Nacional, em 1991.

Atuou ainda como vigário episcopal para a Pastoral Familiar e assistente eclesiástico do movimento Encontro de Casais com Cristo (ECC), além de capelão do Colégio Marista.

Em 26 de julho de 2006, foi nomeado Bispo diocesano de Bonfim, tendo recebido a ordenação episcopal em 21 de outubro do mesmo ano. Seu lema episcopal é “Oportet illum regnare (1Cor 15,25)” – Ele deve reinar.