O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, dirigiu aos fiéis uma mensagem para o Natal na qual assegurou que, nesses tempos escuros que a Venezuela vive, com maior motivo é necessário celebrar o nascimento de Jesus.

“Vivemos tempos muito difíceis na Venezuela, chegou ao ponto de que algumas pessoas dizem que não se pode celebrar o Natal. Ante esta afirmação derrotista, nós, católicos, sentimos que hoje, mais do que em outras ocasiões, nestes tempos escuros, é necessário celebrar o Natal”, expressou o Purpurado.

Em sua mensagem, o Cardeal recordou que “Natal é luz na escuridão”. Nesse sentido, “apesar da escuridão que nos rodeia, celebramos o Natal, cheio da luz de Cristo, reafirmando a nossa fé no amor de Deus”.

“Que não falte o presépio em nenhum lar, mesmo que seja simples e humilde. Participemos ativamente da celebração eucarística em 25 de dezembro e 1º de janeiro, recebendo os sacramentos da Reconciliação e da Comunhão, abrindo nossos corações aos pobres e levando alegria ao próximo”, exortou.

O Arcebispo de Caracas disse que, “precisamente nestes tempos difíceis, de dificuldades, angústia e incerteza, é necessário renovar a vivência da nossa fé, para acolher e comunicar a paz que Cristo, Rei pacífico, vem nos comunicar”.

“As circunstâncias atuais de grave crise política, econômica e social exigem de todos os cristãos, independentemente das nossas preferências políticas, trabalhar ativamente pela paz. Devemos lutar em defesa dos nossos direitos, pelo bem comum, em favor dos grandes valores da liberdade, da justiça e do progresso, mas sem nos deixar levar pela violência, pelo ódio ou pelo ressentimento”, assinalou.

O Purpurado disse que “este é um momento muito grave e difícil na história do país”. Por isso, assinalou que, “para que haja paz entre nós, é necessário impor em todos os corações a necessidade de nos respeitarmos mutuamente”, incluindo as diferenças de opinião.

“Devemos ser solidários com os mais pobres e compartilhar nossos bens com os necessitados. Devemos rezar fervorosamente por estas intenções neste tempo de preparação para a celebração do Natal, que deve ser para cada família, para cada um de nós, uma oportunidade para crescer no amor, na esperança, na fé no Deus vivo e presente na nossa história”, expressou.

Confira também: