Pe. Naim Shoshandy, sacerdote sírio- católico que fugiu das mãos do Estado Islâmico (ISIS), convidou os fiéis a apoiar a campanha da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre “Ajude-os a voltar”, que busca reconstruir a presença cristã no Iraque, pois, as crianças querem voltar para suas casas neste Natal.

A campanha “Ajude-os a voltar” tem o objetivo de reconstruir a presença cristã em 9 cidades da Planície de Nínive no Iraque e beneficiar mais de 13 mil famílias.

É o maior projeto que esta fundação pontifícia realizou em toda a sua história.

Segundo informou o diretor da Ajuda à Igreja que Sofre na Espanha, Javier Menéndez Ros, durante a apresentação do projeto, esta reconstrução também significa “que o cristianismo novamente estará presente nesta terra, da qual foi expulso em 2014”.

Menéndez Ros sublinhou que este projeto “não nasceu na mesa de um escritório na Europa, mas responde ao desejo de milhares de famílias cristãs iraquianas que estão deslocadas na Jordânia, na Turquia, no Líbano e no Curdistão iraquiano e que pediram ajuda para voltar para suas casas, para seus lares”.

Atualmente, 29 mil cristãos já voltaram para suas casas no Iraque, graças à colaboração da Ajuda à Igreja que Sofre. Mas ainda há mais de 13 mil que querem reconstruir sua vida em sua cidade natal.

Durante a apresentação do projeto estava presente o Pe. Naim Shoshandy, sacerdote sírio-católico do Iraque, que explicou como conseguiu escapar da cidade de Qaraqosh (Iraque) em 2014, quando tropas do Estado Islâmico a invadiram.

“Recordo o dia que nós saímos de Qaraqosh, 6 de agosto de 2014, um dia escuro para os cristãos no Iraque, acordamos às 5h com o barulho das bombas. Eu consegui fugir com uma família da minha paróquia”, explica o sacerdote, visivelmente emocionado ao reviver esses tempos tão difíceis.

“Nesse dia, fui até o meu quarto e a única coisa que levei antes de ir embora foi uma cruz, o terço e um ícone da Virgem Maria”, “senti que a única coisa que eu podia fazer era rezar à Virgem Maria”.

“Deus e o Terço são as nossas armas”, afirmou.

“Deus nunca está longe de quem sofre e, por isso, está perto dos cristãos do Iraque”, indicou e sublinhou que “neste Natal, as crianças iraquianas querem voltar para casa”.

“Nós sabemos que é difícil, mas também sabemos que temos nossos irmãos na fé, em outros países, que podem nos ajudar a conseguir isso com suas orações e apoio financeiro”, afirmou e assegurou: “Queremos viver novamente como cristãos no Iraque”.

Além disso, Pe. Shoshandy insistiu que ele perdoou o Estado Islâmico (ISIS) e também as pessoas que mataram o seu irmão por ser cristão. “Quando perguntam como podemos perdoar as pessoas que nos provocaram tanto dano: assim como Jesus perdoou aqueles que o mataram. Esse é o testemunho que o mundo espera”, afirmou.

Confira também: