O Bispo de São José nas Filipinas, Dom Roberto Calara Mallari, condenou o assassinato do Pe. Marcelito “Tito” Paez, um sacerdote católico de 72 anos, perpetrado por um grupo de desconhecidos em 4 de dezembro.

O site da Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas (CBCP, por suas siglas em inglês), informou que o Pe. Paez estava viajando na sua caminhonete pela cidade de Jaén, na província de Nueva Écija, nesta segunda-feira, 4 de dezembro, às 20h, quando quatro homens de motos atiraram nele.

O sacerdote foi transladado a um hospital na cidade de San Leonardo, onde faleceu duas horas depois devido aos ferimentos graves.

“Condenamos o assassínio injusto e cruel do Pe. Tito Paez. Pedimos às autoridades que realizem uma investigação e façam justiça depois da sua morte”, manifestou Dom Calara.

O Prelado também pediu aos fiéis que rezem para que imediatamente seja feita a justiça.

De acordo com a CNN Filipinas, o porta-voz da presidência, Harry Roque, afirmou que as autoridades estão investigando o caso.

O Pe. Paez serviu mais de 30 anos na diocese e se retirou do ministério sacerdotal em 2015.

O CBCP disse que o sacerdote era conhecido pela sua participação ativa na defesa da justiça social, especialmente os direitos dos pobres. Também fez parte da comissão de ação social da Diocese de São José.

Até a sua morte, o sacerdote era o coordenador das Missionárias Rurais das Filipinas na região de Luzón Central.

Segundo informações de UCA News, no dia do assassinato, o Pe. Paez ajudou a facilitar a libertação do preso político Rommel Tucay, líder de um grupo de agricultores que havia sido preso pelo exército em março deste ano e estava em uma prisão na cidade de Cabanatuan.

Confira também: