Faleceu na noite desta terça-feira, 28, Dom Rafael Llano Cifuentes, bispo emérito de Nova Friburgo (RJ), na casa da Opus Dei no Rio de Janeiro, após longa enfermidade.

Segundo recorda a nota do Regional Leste 1 da CNBB, o bispo nasceu em 18 de fevereiro de 1933 na Cidade do México, foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1959 em Madrid na Espanha. Doutor em Direito Canônico foi nomeado em 04 de abril de 1990 como Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro, sua ordenação episcopal se deu em 29 de junho de 1990 com o lema “Omnia Traham ad Meipsum (Tudo atrairei a mim).”

Membro da Opus Dei onde foi secretário do fundador da São Josémaria Escrivá de Balaguer, ele mesmo dizia que “a vivência ao lado de São Josemaria representou o fator preponderante da sua vocação”. Dom Rafael viveu intensamente o seu ministério presbiteral e episcopal. Professor, escritor e membro da Academia Brasileira de Filosofia, deixa uma vasta obra para a nossa Igreja. Em 2004 foi nomeado bispo diocesano de Nova Friburgo (RJ), onde ficou até 2010 quando pediu renúncia conforme o Cân. 401§1. Em 2007 foi eleito Presidente do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cargo que ocupou até maio de 2011.

O Regional Leste 1 informa ainda que o velório será aberto ao público a partir dás 7h na Catedral Metropolitana de São Sebastião, com santa missa às 7h, 8h30, 10h e 11h30. A Concelebração de Exéquias acontecerá às 14h e em seguida o corpo de Dom Rafael será levado para o Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, onde será sepultado no Mausoléu da Opus Dei, conforme sua vontade.

“Elevemos nossas fervorosas preces para que Deus acolha na sua felicidade eterna este servo bom e fiel, que nos seus cinquenta e oito anos de sacerdócio e vinte e sete de episcopado foi um generoso pastor que serviu a Igreja e seu povo com alegria”, destaca o bispo de Nova Friburgo, Dom Edinei Gouveia de Matoso em nota oficial.

“Dom Rafael deixa-nos um belo legado e ensinamentos que serão transmitidos às próximas gerações de nossa Igreja. Firmes na esperança, rogamos a Deus para que acolha em seu Reino esse seu servo bom e fiel”, ressalta a nota de pesar da presidência do Regional Leste 1 da CNBB.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento do bispo emérito da diocese Nova Friburgo (RJ), dom Rafael Llano Cifuentes, ocorrido nesta terça-feira, 28 de novembro.

Nota da Presidência da CNBB

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil também, encabeçada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do país, Dom Murilo Sebastião Krieger, também manifestou seu pesar pelo falecimento de Dom Rafael.

“Lembramos, com gratidão, o serviço prestado por dom Rafael junto à comissão episcopal pastoral para vida e família de nossa Conferência, além de vários outros trabalhos realizados no âmbito do regional Leste 1. Dedicado e competente, ele sempre respondeu aos apelos dos irmãos no episcopado com disponibilidade e alegria”.

“Endossamos a expressão do senhor quando afirmou que “dom Rafael deixa-nos um belo legado e ensinamentos que serão transmitidos às próximas gerações de nossa Igreja”. Sua atuação no campo do Direito e em defesa da vida são marcas indeléveis desse legado”, lembram os prelados membros da presidência da CNBB.

Confira também: