Uma estátua do Papa Francisco e outra do Papa Emérito Bento XVI fazem parte da coleção do maior museu de presépios do mundo, que tem entre 6.000 e 7.000 estátuas distribuídas em 60 presépios artísticos na Espanha.

As figuras de ambos os pontífices estão em um dos presépios que compõem a amostra. Neste presépio, os Papas estão de mãos dadas, olhando sorridentes para a Virgem Maria e São José, que abraçam o Menino Jesus recém-nascido. Em frente à Sagrada Família, se observa um pai com a sua filha contemplando e adorando o Menino Jesus.

O Museu de Presépio de Mollina, localizado no município de Málaga, abriu as suas portas em 17 de novembro e permanecerá aberto durante todo o ano. A iniciativa foi impulsionada pelo casal espanhol de Antonio e Ana Díaz, através da sua fundação Díaz Caballero.

As exposições, com presépios de estilos populares, hebraicos, vanguardistas ou tradicionais, terão um horário especial durante a temporada natalina, até o dia 5 de janeiro do próximo ano. Entretanto, nos dias 25 de dezembro, 1º. e 6 de janeiro, o museu estará fechado.

De acordo com o jornal local, ‘La Opinión de Málaga’, calcula-se que o edifício de 5.000 metros quadrados receberá cerca de 60 mil pessoas nos próximos 12 meses.

“O museu tem 7 salas de exposições, nas quais estão mais de 60 presépios classificados em dioramas - pequenas cenas vistas através de uma janela -; cúpulas – desenhadas exclusivamente para este museu -; e presépios monumentais que ocupam salas inteiras”, precisa a mídia local.

Antonio Diaz, promotor da iniciativa, assegurou que “foram muitos anos de documentação” e estão “felizes” com o resultado.                      

"O nosso desafio agora é transmitir e ensinar as pessoas que visitam o museu, o que ele significa, a fim de que saibam valorizar o que estão vendo", acrescentou.

Díaz explicou que as figuras são da Espanha, Itália, Áustria, Suíça, África, Índia ou Palestina e foram elaboradas por artistas como Josep Traité ou José Luis Mayo.

Finalmente, assinalou que em outras épocas do ano, como na Semana Santa, as amostras serão renovadas. Atualmente, estão sendo fabricadas novas representações que permitirão a renovação das diferentes salas.

Confira também: