Há exatamente duas semana, o Papa Francisco surpreendeu o mundo inteiro com uma reflexão sobre o uso dos celulares na Missa. Na catequese desta quarta-feira, voltou a fazer o mesmo.

Na Audiência de 8 de novembro, o Pontífice expressou a tristeza que lhe causa “quando celebro aqui na Praça ou na Basílica e vejo tantos celulares levantados, não só dos fiéis, também de alguns sacerdotes e também bispos”.

Na nova catequese que pronunciou sobre a Missa durante a Audiência Geral de hoje, voltou a chamar a atenção sobre este fato.

“Mas pensem: se vamos ao Calvário – pensemos usando a imaginação – naquele momento, nós sabemos que aquele homem ali é Jesus. Mas, nós nos permitiremos ficar conversando, tirar fotografias, fazer um pouco o espetáculo? Não! Porque é Jesus! Nós, certamente estaremos em silêncio, no choro, e também na alegria de sermos salvos. Quando nós entramos na Igreja para celebrar a Missa, pensemos isto: entro no Calvário, onde Jesus dá a sua vida por mim”.

Nesse sentido, Francisco explicou como deve ser a atitude de um cristão na Eucaristia: “Isso é a Missa, é entrar nessa paixão e ressurreição de Jesus. E quando vamos à Missa é como se fôssemos a um Calvário, é a mesma coisa”.

Confira também: