No dia 15 de novembro, desconhecidos roubaram o sacrário com hóstias consagradas da Igreja Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Cariacica (ES).

Jovercino Alves, diácono permanente da Arquidiocese de Vitória, em cujo território se encontra o templo, indicou à rede Globo que o fiéis perceberam este crime na quarta-feira à tarde.

“Uma senhora da nossa comunidade foi até a igreja hoje de manhã para capinar e saiu por volta de meio-dia. Acreditamos que o ladrão entrou lá depois disso, porque foi só à tarde que fomos avisados do crime", explicou.

Alves disse ao jornal ‘Gazeta Online’ que ninguém viu os criminosos e que eles arrobaram o portão de ferro que protegia o templo.

Ele indicou que, além do sacrário, os criminosos também roubaram a aparelhagem de som.

Em sua conta no Facebook, Jovercino Alves publicou as fotografias do assalto e pediu que “Deus tenha misericórdia daqueles que ultrajam a casa e o Corpo do Senhor. Estamos vivendo o final dos tempos”.

O diácono manifestou à ‘Gazeta Online’ que o roubo impressionou os fiéis porque “o sacrário é o coração da comunidade e da igreja. E isso envolve toda a nossa espiritualidade. Os bens materiais serão recuperados depois, mas levaram o corpo de Jesus Cristo”.

“Acredito que acharam que o sacrário era de ouro, pois tem essa cor amarelada, mas na verdade é latão. No mercado, isso não tem muito valor, mas para nós, da comunidade católica, tem muito! Lá é onde ficam as hóstias consagradas, o corpo de Deus, e isso foi totalmente ignorado por quem roubou”, disse Alves à Globo.

Por outro lado, o diácono disse que os fiéis estavam juntando dinheiro para construir um muro ao redor do templo, porque “esta é a segunda vez que a igreja é furtada”.

Atualmente, a polícia local está realizando uma investigação para encontrar os responsáveis pelo roubo.

Confira também: