Desde o dia 25 de agosto deste ano, o grupo guerrilheiro Exército de Salvação Rohingya de Arakán (ESRA) realizou um ataque terrorista contra postos militares e policiais em Mianmar (Birmânia); mais de 600 mil muçulmanos de etnia “rohingya” abandonaram os seus lares para refugiar-se no país vizinho de Bangladesh, a fim de fugir da repressão provocada pelas autoridades birmanes em resposta ao ataque.

Para compreender melhor esta situação e a realidade dessa população asiática, primeiramente é necessário responder a pergunta: quem são exatamente os rohingya?

Os rohingya são um grupo heterogêneo de pessoas que compartilham uma religião majoritária, a muçulmana, e uma mesma língua, o rohingya, consequência da fusão de diferentes idiomas como o árabe, o urdu ou o birmanês, escrito principalmente com caracteres árabes.

A presença destes habitantes em Mianmar foi registrada desde o século VIII. Eles são principalmente descendentes de comerciantes árabes, mas também de turcomanos, persas e de outras cidades islâmicas da costa do sul e do interior asiático.

Apesar do seu caráter de minoria étnica, cultural e religiosa em um país majoritariamente budista de língua birmana, os rohingya não se identificam como um grupo unificado.

A denominação rohingya vem da comunidade internacional que confirma a afinidade da linguagem entre os diferentes povos que a compõem, com um objetivo político. Não é um termo que pode ser usado para representá-los como um único povo.

Tradicionalmente, estabeleceram-se no estado birmanês de Rakhine. A maioria deles são muçulmanos sunitas, embora devido ao seu isolamento, à sua pluralidade e ao contexto em que se desenvolveram, possuam uma série de elementos religiosos específicos, o que provocou o rechaço de outras comunidades islâmicas que consideram que não praticam um islã ortodoxo.

Cerca de 74,69% dos mais de 50 milhões de birmaneses são budistas. Os muçulmanos rohingya são 3,77% da população. As autoridades birmanesas rechaçam a sua identidade birmanesa e as tratam como estrangeiras.

Em 1982, foram privados da sua cidadania e passaram a ser imigrantes apátridas e imigrantes ilegais. Desde então, foram vítimas de vários tipos de abusos e discriminações.

A violência que sofreram há alguns meses do exército e da polícia de Mianmar  os obrigou a buscar refúgio no país vizinho de Bangladesh, onde 89% da população também é muçulmana.

O influxo em massa de refugiados provocou o colapso do principal lugar na fronteira de Bangladesh, a cidade de Cox's Bazar.

Os campos de refugiados, a maioria improvisada ??e sem a infraestrutura necessária para abrigar tantas pessoas, estão sobrecarregados.

Bangladesh é um país pequeno com uma alta densidade demográfica: acolhe aproximadamente 156 milhões de habitantes em um território de apenas 143,998 quilômetros quadrados.

No final do mês, de 27 de novembro a 2 de dezembro, o Papa Francisco realizará uma viagem apostólica a Mianmar e a Bangladesh.

Em várias ocasiões, o Pontífice falou contra a perseguição sofrida pelas comunidades rohingya e exigiu o respeito aos seus direitos.

Confira também: