O Bispo do Vicariato de Puerto Maldonado (Peru), Dom David Martínez de Aguirre, afirmou que a Igreja local já está preparando a população e as comunidades nativas para receber a mensagem pastoral que o Papa Francisco realizará em sua visita à Amazônia peruana em 19 de janeiro de 2018.

“Estamos preparando a visita do Santo Padre dentro da importância pastoral, o caráter pastoral da visita do Papa Francisco”, afirmou o Prelado.

Em uma coletiva de imprensa recente, o Bispo indicou que, para isso, “estamos organizando um evento de três dias”, começará na quarta-feira, 17 de janeiro, mostrando uma igreja local, no dia 18, com “uma Igreja que se faz parte da Amazônia” e, finalmente na sexta-feira, 19, “uma Igreja universal com a presença do pastor universal que é o Papa Francisco”.

Dom Martínez de Aguirre indicou que o Pontífice terá neste dia “um encontro com povos indígenas” no coliseu fechado do Instituto Tecnológico Jorge Basadre, pois em janeiro é uma estação chuvosa. “Estima-se a participação de 3.500 nativos de diferentes grupos étnicos, de diferentes povos locais”, assinalou.

Entretanto, está previsto que as pessoas que estiverem na esplanada possam acompanhar o evento através dos telões.

“Mais tarde, (o Papa) dará uma bênção e também uma saudação a toda a população de Madre de Dios, a todos os peregrinos provenientes do sul do Peru e outros vicariatos, de outros países vizinhos como Brasil e Bolívia”.

Em seguida, Francisco “fará uma visita privada ao Lar ‘Principito’, um lugar para meninos, meninas e adolescentes em situação de vulnerabilidade”. “Aqui vão se encontrar outros lares da cidade, como Lar Santa Marta, Lar ‘Los Milagros’, entre outros”.

O Bispo assegurou que o Pontífice quer “dar uma mensagem de esperança” à Amazônia. “O Papa Francisco está nos recordando: não se trata de uma crise social e uma crise ambiental, mas de uma crise socioambiental, e o Papa quer ouvir o grito da terra, o grito dos pobres e deixar uma mensagem clara de solidariedade”, afirmou.

“Como bispo, tenho a esperança e o sonho de que esta visita do Santo Padre (...) seja um despertar da nossa Igreja, de uma Igreja comprometa com a realidade dos nossos povos, com a realidade socioambiental que vivemos (...), para ser capazes de iluminá-lo com a Palavra de Deus”, assinalou.

O Papa Francisco visitará o Peru entre 18 e 21 de janeiro de 2018, sob o tema “Unidos pela Esperança”, e visitará as cidades de Puerto Maldonado, Trujillo e Lima. De 15 a 18 de janeiro, visitará o Chile.

Confira também: