Depois da oração do Ângelus nesta quarta-feira, 1º de novembro, na Praça de São Pedro, o Papa Francisco expressou sua dor pelos recentes atentados ocorridos na Somália, em Nova York e no Afeganistão.

“Estou triste pelos atentados terroristas desses últimos dias na Somália, no Afeganistão e ontem em Nova York. Ao deplorar esses atos de violência, rezo pelos mortos, pelos feridos e por seus familiares”, disse o Papa.

O Santo Padre também fez votos para que o “Senhor converta os corações dos terroristas e livre o mundo do ódio e da loucura homicida que abusa do nome de Deus para disseminar morte”.

No último dia 15 de outubro, um atentado com um caminhão bomba aconteceu próximo a um hotel em Mogadíscio, Somália, no qual morreram ao menos 300 pessoas, sendo o ataque mais grave da história moderna do país africano.

Nesta semana, o Estado Islâmico perpetrou um atentado na chamada Zona Verde de Cabul, onde estão localizadas várias embaixadas no Afeganistão, no qual morreram ao menos 13 pessoas.

No dia 31 de outubro, à tarde, ocorreu um atropelamento e tiroteio em Manhattan que tirou a vida de pelo menos 8 pessoas, 5 das quais são de nacionalidade argentina. O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, classificou o ocorrido como um atentado terrorista.

Em suas palavras, o Papa Francisco disse que nesta quinta-feira, 2 de novembro, irá ao Cemitério Americano de Netuno e depois às Fossas Ardeatinas. “Peço que e acompanhem com a oração nesses dois momentos de memória e de sufrágio pelas vítimas da guerra e da violência”, convidou o Santo Padre.

“As guerras não produzem outra coisa do que cemitérios e morte. Eis porque eu quis dar este sinal em um momento em que nossa humanidade parece não ter aprendido a lição ou não querer aprendê-la”, concluiu.

Confira também: