O presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Ricardo Blázquez, e o Arcebispo de Madri, Cardeal Carlos Osoro, se pronunciaram depois da declaração de independência da Catalunha na sexta-feira, 27 de outubro.

O também Arcebispo de Valladolid, Cardeal Blázquez, indicou em 28 de outubro que sentiu “tristeza pela declaração” e reiterou o seu “apoio à ordem constitucional” e a defesa da “sua restauração”.

“Peço a Deus pela convivência pacífica de todos os cidadãos”, concluiu.

Por sua parte, o Arcebispo de Madri, Cardeal Carlos Osoro, publicou em seu Twitter no mesmo dia: “Cristo nos encoraja a não construir muros, mas encontro e reconciliação social. Neste momento, na Espanha, de uma maneira especial”.

O Parlamento autônomo da Catalunha aprovou na sexta-feira, 27 de outubro, a independência da região em relação à Espanha por 70 votos a favor, 10 contra e 2 em branco; logo após, o Senado espanhol autorizou o governo de Mariano Rajoy a aplicar o artigo 155 da Constituição para intervir nesta região.

Com a votação do Parlamento da Catalunha, começa um processo de constituição para proclamar “a República Catalã como Estado independente e soberano”.

Os deputados autônomos do Partido Socialista Catalão (PSC), PP e ‘Ciudadanos’ deixaram o Parlamento antes da realização da votação.

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, disse em uma coletiva de imprensa que cumprirão o mandato do artigo 155 da Constituição e anunciou a realização de eleições na Catalunha.

Confira também: