Uma mulher com problemas mentais destruiu uma pintura da Virgem de Guadalupe na Catedral de Tampico, localizada no estado mexicano de Tamaulipas.

Assim ficou a imagem da Virgem de Guadalupe na Catedral de Tampico/ Crédito: Cortesia da Diocese de Tampico

Em coletiva de imprensa, Pe. Julián Muñoz Heredia, especialista em arte sacra, e Pe. Guadalupe Enrique Fernández, sacerdote da Diocese de Tampico, indicaram que a responsável pelo ataque que ocorreu na quarta-feira, 25 de outubro, se chama Claudia e tem 48 anos.

Os sacerdotes explicaram que quando terminou a celebração da Missa de manhã, a mulher se aproximou do altar onde estava a pintura, subiu em um banco e começou a destruí-la  com uma ferramenta parecida com um martelo.

Os sacerdotes indicaram que este ato “pegou todos de surpresa, porque não esperavam que fosse fazer isso”, e “os paroquianos que estavam presentes nesse momento tentaram impedir que ela continuasse causando o dano”.

O jornal ‘El Sol de Tampico’ informou que a polícia prendeu a mulher e que as autoridades pediram que pagasse uma multa de mais de mil pesos (aproximadamente 52 dólares), que pode ser alterado por 28 horas de prisão.

Além disso, Pe. Muñoz e Pe. González assinalaram que este tipo de ataque não é “algo que seja costume na região” e que a mulher não o fez “por atentar contra a nossa fé, mas simplesmente é o fato de que é uma pessoa que está doente e só esperamos que lhe ofereçam o auxílio necessário”.

Acrescentaram que no dia 22 de outubro esta mulher já tinha destruído dois altares da Virgem de Guadalupe em Ciudad Madero, a alguns quilômetros de Tampico.

Ambos os sacerdotes lamentaram a destruição da obra, porque se tratava de “uma pintura a óleo valiosíssima” e um “patrimônio artístico”, pois é uma réplica pintada há 86 anos da imagem original da Virgem de Guadalupe.

Contaram que a pintura foi um presente à Catedral em 1931, pelo então Bispo de Tampico, Dom Serafín María Armora y González, por ocasião do quarto centenário das aparições da Mãe de Deus no México.

Homem mostra os danos causados à pintura da Virgem de Guadalupe / Crédito: Cortesia da Diocese de Tampico

Assinalaram que será caro repará-la e que planejam pedir ajuda aos especialistas dos Museus Vaticanos.

Os sacerdotes indicaram também que a imagem contava com uma proteção, mas que serão implantadas medidas de segurança para prevenir novos ataques contra a Catedral.

Confira também: