Foi lançado o filme “Red em Liberdad” (Rede em Liberdade), que narra a história de uma Filha da Caridade, Helena Studler, que na França da Segunda Guerra Mundial salva a vida de cerca de 2 mil pessoas dos campos de concentração nazistas.

O Grupo ACI conversou com seu diretor, o espanhol Pablo Moreno, e com a prestigiosa atriz Assumpta Serna, que encarna o papel da protagonista.

“É uma história encomendada porque a Família Vicentina completa 400 anos de sua fundação e queria um filme que os representasse. Eles não queriam fazer um filme de um santo (seu fundador é São Vicente de Paulo), mas um filme que representasse uma pessoa parecida com a de hoje, que cristalizasse esses elementos de seu carisma”, explicou Pablo Moreno.

“Vimos que a vida de Irmã Helena Studler cumpria esse objetivo e quisemos também reivindicar o papel da mulher na história da humanidade e da Igreja”.

Em sua opinião, este filme também denuncia as escravidões de hoje em dia. Por exemplo, “o dinheiro é um dos males necessários que mais nos prende, o abuso de poder, o desconhecimento do outro ou a falta de educação”.

“‘Red em Liberdad’ pretende fazer uma reflexão, interpelar o espectador para que pense do que somos colaboracionistas hoje em da, do que nos calamos”, porque “estamos vivendo um momento muito sério a nível mundial”.

“Acredito que como pessoas, muitas vezes, não estamos fazendo o correto”, disse Moreno.

Sua produtora, ‘Contracorriente Producciones’ (Contracorrente Produções) se tornou uma fábrica de reconhecidos filmes com valores e com uma alta qualidade de produção, algo a que o jovem produtor dá importância.

“Fazemos um cinema baseado plenamente no humanismo cristão, embora seja verdade que trabalhamos com um grupo muito heterogêneo, mas isso enriquece”. “Pretendemos contar histórias que sirvam e que falem de coração a coração e isso é o mais importante”, destaca.

Alguns filmes que já dirigiu são os aclamados “Un Dios prohibido” (Um Deus proibido), “Luz de Soledad” (Luz de Solidão) ou “Poveda”. Todos contam com prestigiosos atores e atrizes, segundo ele, porque “um de nossos pilares fundamentais é fazer as coisas com ética e a dignidade da pessoa”.

O diretor adiante que, “em 11 de novembro, estreará no Equador” e em breve no resto da América. Assim, convida todos a assistir. “Precisamos que as pessoas apoiem este tipo de cinema. Fazemos cinema para eles, para o espectador, um cinema de coração”.

Por sua parte, a popular atriz Assumpta Serna destaca que o filme é uma defesa “dos direitos fundamentais do homem”. E com mais de cem filmes, assegura que “é o papel mais humano que fiz em minha carreira”.

“É a necessidade de propagar uma história, a de uma heroína maravilhosa em uma rede de liberdade incrível e que lutou contra toda uma guerra mundial, contra o poder, aproveitando que era uma Filha da Caridade”.

“O filme chega em um momento de minha vida muito bom, recém cumpridos os meus 60 anos, e com desejo de contar coisas boas para as pessoas, onde nem tudo seja ruim”, explicou ao Grupo ACI.

A atriz acredita que a figura dessa religiosa que salvou vidas “é um chamado a refletir, a pensar como podemos fazer o bem em todos os momentos de nossa vida”. “O cinema, na verdade, é um serviço ao outro”, acrescentou.

Por último, mostra-se convencida de que “as pessoas que dedicaram sua vida a ajudar os demais são as mais felizes”. Enfim, “o desejo de dinheiro, de acumular casas, não é o que faz alguém feliz, é algo imaturo, e chega um momento da vida em que é preciso refletir sobre isso”.

Este é o trailer do filme https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=NOYmgWx7wXE  e seu site oficial http://www.reddelibertadlapelicula.com/.

Confira também:

Mais em