O Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Paulo Antônio De Conto do governo pastoral da Diocese de Montenegro (RS) e nomeou como novo Bispo Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, até então Coadjutor desta Diocese.

O pedido de renúncia de Dom Paulo De Conto foi feito por motivo de idade, em conformidade com o cânon 401 § 1 do Código de Direito Canônico. De acordo com a Diocese de Montenegro, o Prelado continuará residindo na cidade, “à disposição da Igreja e de todo o povo de Deus no trabalho de evangelização e de construção do Reino”.

O novo Bispo, Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, é natural de Piratino, Arquidiocese de Pelotas (RS).

Estudou Filosofia na Universidade Católica de Pelotas e Teologia no Instituto de Teologia Paulo VI. Possui mestrado em Teologia Espiritual pelo Instituto de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1994, em Piratini, e exerceu os seguintes serviços na Arquidiocese de Pelotas: assistente do Seminário Menor, assistente do Propedêutico e da Filosofia, vigário paroquial, pároco e reitor do Seminário, coordenador das missões populares e do serviço de animação vocacional, vigário geral, responsável pela pastoral no colegiado e coordenador do curso de Teologia (UCPel) e da Escola Diaconal Arquidiocesana.

Em 22 de março de 2017, foi nomeado Bispo Coadjutor da Diocese de Montenegro e recebeu a ordenação episcopal em 4 de junho do mesmo ano. Seu lema episcopal é “Servite Domino in Laetitia” – “Servi ao Senhor com Alegria” (Sl 99,2).