A Sala de Imprensa do Vaticano informou que, em 25 de setembro, morreu de câncer aos 83 anos, Dom Matteo Hu Xiande, Bispo de Ningbo, na província de Zhejiang, na China Continental.

O Prelado nasceu em 27 de agosto de 1934, na província de Zhejiang. Foi batizado em 1949 e, em setembro de 1950, entrou no seminário menor da Diocese de Ningbo. Em 1957, foi para o de Xujiahui, em Sheshan.

Em 1965, foi obrigado a deixar o seminário devido à perseguição e foi preso. Levaram-no aos campos de trabalho forçado até 1978. Depois de ser libertado, teve que trabalhar em outros ofícios diferentes do sacerdócio até 1984.

Somente em 1985 conseguiu retomar o curso de teologia no seminário de Xangai e foi ordenado sacerdote em 21 de novembro de 1985, aos 51 anos.

Entre 1987 e 2000, foi pároco de Cixixinpu, onde trabalhou “para construir uma comunidade católica animada”, afirmou a nota do Vaticano.

Foi nomeado Bispo Coadjutor de Ningbo em 14 de maio de 2000, recebendo a consagração episcopal do seu antecessor, Dom Giuseppe Ma Xuesheng, a quem sucedeu na diocese em 8 de maio de 2004.

Dom Matteo Hu Xiande “foi um sacerdote incansável no renascimento da comunidade eclesial de Ningbo, que quase havia desaparecido durante os anos da ‘revolução cultural’. Também foi um promotor apaixonado do estudo da Bíblia. Além disso, encorajou a divulgação do Concílio Vaticano II e atualizou os textos litúrgicos”.

“Em sua vida – continua a nota do Vaticano – sofreu muito pela Igreja e, apesar das provas, perseverou na fé e fidelidade ao Papa”.

Um grande número de fiéis foi até a igreja de Jianbei para se despedir, pois sempre foi “amado e respeitado como seu pastor”.

Em 27 de setembro, foi celebrada a Missa de exéquias e, no dia seguinte, o funeral, no qual houve uma grande participação de pessoas.

Atualmente, a Diocese de Ningbo tem aproximadamente 23 mil fiéis, cerca de 30 sacerdotes e algumas religiosas.

Confira também: