Em um dia como hoje, 16 de outubro de 1978, São João Paulo II – Karol Wojtyla – foi eleito Supremo Pontífice da Igreja Católica e 263º sucessor do Apóstolo Pedro.

O pontificado de São João Paulo II foi o maior da história da Igreja, durando aproximadamente 27 anos.

Karol Józef Wojtyla nasceu em Wadowice, uma pequena cidade a cerca de 50 quilômetros de Cracóvia (Polônia), em 18 de maio de 1920. Era o mais novo dos três filhos de Karol Wojtyla e Emília Kaczorowska.

Após ser eleito Papa em 1978, São João Paulo II exerceu seu ministério com incansável espírito missionário. Realizou 104 viagens apostólicas fora da Itália e 146 dentro deste país. Além disso, como Bispo de Roma, visitou 317 das 333 paróquias romanas.

Seu amor pelos jovens o impulsionou a iniciar em 1985 as Jornadas Mundiais da Juventude. Sua atenção para a família o levou a inaugurar os Encontros Mundiais das Famílias, em 1994.

Entre seus principais documentos estão: 14 Encíclicas, 15 Exortações Apostólicas, 11 Constituições Apostólicas e 45 Cartas Apostólicas.

São João Paulo II promulgou o Catecismo da Igreja Católica, à luz da Revelação, interpretada com devida autorização do Concílio Vaticano II. Reformou o Código de Direito Canônico e o Código dos Cânones das Igrejas Orientais; e reorganizou a Cúria Romana.

João Paulo II faleceu no dia 2 de abril de 2005, às 21:37 (hora local), dia da oitava de Páscoa e domingo da Divina Misericórdia.

Desde aquela noite até o dia 8 de abril, dia em que se celebraram as exéquias do Pontífice, mais de três milhões de peregrinos renderam homenagem a João Paulo II, inclusive enfrentando 24 horas de fila a fim de acessar a basílica de São Pedro.

Cinco anos após a morte de João Paulo II, em 28 de abril, o Papa Bento XVI iniciou a sua causa de beatificação e canonização, aberta oficialmente pelo Cardeal Camillo Ruini, vigário general da Diocese de Roma, em 28 de junho de 2005.

Bento XVI o beatificou no dia 1º de maio de 2011 e o Papa Francisco o canonizou, junto com João XXIII, em 27 de abril de 2014.

Para saber mais sobre a vida de São João Paulo II, acesse: http://www.acidigital.com/joaopauloii/index.php

Confira também: