Ao saudar os peregrinos brasileiros e de língua portuguesa na Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Francisco recordou que amanhã a Igreja no Brasil celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul.

“Saúdo todos os peregrinos do Brasil e de outros países de língua portuguesa, particularmente os diversos grupos de sacerdotes, religiosos e fiéis brasileiros residentes em Roma, que vieram a esta Audiência para dividir a alegria pelo jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, cuja festa se celebra amanhã”, disse o Pontífice após a Catequese.

Em seguida, Francisco foi interrompido durante uns instantes por um grupo de peregrinos brasileiros e, em silêncio como num gesto de oração, ouviu-os cantar a conhecida canção “Dai-nos a bênção”, cuja letra diz: “Dai-nos a bênção, oh Mãe querida, Nossa Senhora Aparecida”.

Logo após, o Santo Padre retomou suas palavras e assinalou que “a história dos pescadores que encontraram no Rio Paraíba do Sul o corpo e depois a cabeça da imagem de Nossa Senhora, e que foram em seguida unidos, nos lembra que neste momento difícil do Brasil, a Virgem Maria é um sinal que impulsiona para a unidade construída na solidariedade e na justiça. Que Deus lhes abençoe”.

O Papa Francisco não pôde visitar o Brasil por ocasião dos 300 anos de Aparecida, porém, enviou como seu enviado especial o Cardeal Giovanni Battista Re, Prefeito Emérito da Congregação para os Bispos e Presidente Emérito da Pontifícia Comissão para a América Latina.

O Cardeal Re chegou ao Brasil na segunda-feira, 9 de outubro, quando participou no último dia da novena da Padroeira no Santuário Nacional de Aparecida e entregou ao Arcebispo local, Dom Orlando Brandes, uma Rosa de Ouro enviada pelo Papa Francisco, a terceira recebida pelo Santuário.

Na quinta-feira, 12 de outubro, dia da Padroeira, o enviado do Papa presidirá a Missa Solene, às 9h30, no Santuário Nacional de Aparecida.

Confira também: