Foi divulgado o programa da viagem que o Papa Francisco realizará do dia 26 de novembro a 2 de dezembro a Bangladesh e a Mianmar, dois países do continente asiático. Será uma das viagens mais difíceis realizadas até agora, devido à situação social que vivem ambos os países.

O Vaticano divulgou que, no primeiro dia, 26 de novembro à noite, o Pontífice sairá de Roma para Mianmar. Chegará ao aeroporto de Yangon na tarde do dia 27, onde será recebido pelas autoridades civis e religiosas.

Na terça-feira, 28, será transladado a Naypyidaw, onde novamente será acolhido oficialmente e haverá uma cerimônia tradicional de boas-vindas. Em seguida, fará uma visita de cortesia ao Presidente e realizará um encontro com o Conselheiro de Estado e o Ministro de Assuntos Externos. Depois, haverá um encontro com as autoridades, com a sociedade civil e com o corpo diplomático, no qual o Pontífice fará o seu primeiro discurso.

Na quarta-feira, 29, novamente em Yangon, celebrará a Missa em Kyaikkasan Ground, logo depois terá um encontro com o Conselho Supremo “Sangha” dos monges budistas, religião de maioria do país. Após uma hora, irá se reunir com os bispos de Mianmar em um salão da catedral de Santa Maria.

Na quinta-feira, 30, terá vários eventos: celebrará um Missa com os jovens na mesma catedral e se despedirá do país no aeroporto de Yangon. Começará assim a sua viagem a Bangladesh, com sua visita a Daca, capital do país, às 15h (hora local), e depois de ser recebido pelas autoridades, visitará o Memorial Nacional dos Mártires de Savar, onde haverá uma homenagem ao Pai da Pátria no Museu Bangabandhu.

À tarde, fará uma visita de cortesia ao Presidente no Palácio Presidencial e, logo depois, celebrará o tradicional encontro com as autoridades, com a sociedade civil e também com o corpo diplomático no Palácio.

No dia 1º. de dezembro, celebrará a Missa e ordenará vários sacerdotes no parque Suhrawardy Udyan. Em seguida, visitará o Primeiro Ministro na Nunciatura Apostólica e irá para a catedral. Pouco depois, os bispos do país se reunirão com o Papa na Casa dos Sacerdotes idosos. O último evento do dia será um encontro inter-religioso e ecumênico pela paz no Jardim do Arcebispado.

No último dia, 2 de dezembro, realizará uma visita privada à Casa Madre Teresa de Tejgaon e um encontro com sacerdotes, religiosos, consagrados, seminaristas e noviças na igreja do Santo Rosário.

Além disso, visitará o cemitério paroquial e a antiga Igreja do Santo Rosário e depois participará de um Encontro com os jovens no Notre Dame College, em Daca.

Em seguida, irá se dirigir ao aeroporto e partirá de volta para Roma, onde chegará às 23h (hora local).

Confira também: