A Secretaria de Estado do Vaticano recebeu os expoentes da Conferência Episcopal Australiana para discutir sobre a situação atual da Igreja neste país, assim como a proteção de menores contra abusos sexuais.

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que os bispos australianos também foram recebidos por vários dicastérios. As reuniões foram realizadas na semana passada “para discutir sobre uma série de temáticas relacionadas à situação atual da Igreja na Austrália”.

“Entre os temas matéria dos encontros, a Comissão real de investigação sobre abusos sexuais contra menores, a retomada da confiança e o reforço do papel dos leigos na tomada de decisões na Igreja”.

Estes encontros aconteceram em meio ao processo no qual a justiça australiana acusa o ex-Prefeito de Economia do Vaticano, Cardeal George Pell, por abusos sexuais e encobrimento, ocorridos há várias décadas em seu país, onde serviu como Arcebispo de Melbourne e Sydney. O Purpurado negou em várias ocasiões as acusações contra ele.

No final de junho, a justiça australiana informou que chamaria novamente o Cardeal Pell para testemunhar. Ante esta situação, o Purpurado anunciou a sua decisão de deixar o cargo de Prefeito da Secretaria de Economia do Vaticano para regressar ao seu país e enfrentar as acusações.

A delegação australiana recebida na Santa Sé estava formada pelo presidente da Conferência Episcopal Australiana, Dom Denis J. Hart, e pelo vice-presidente, Dom Mark B. Coleridge.

Ambos estiveram acompanhados pelo juiz Neville J. Owen do Truth, Justice and Healing Council.

Os encontros principais aconteceram em 5 de outubro com o secretário de Estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin; o secretário das Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher; o prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet; e com o secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Giacomo Morandi.

Confira também: