Centenas de milhares de poloneses rezaram o rosário no sábado ao longo dos 3.500 quilômetros das fronteiras da Polônia para pedir a Deus, através da Virgem Maria, pela paz no país e no mundo.

O evento foi chamado de “Rosário nas fronteiras” e foi convocado por um grupo de leigos, com o apoio de bispos e sacerdotes. Antes da oração mariana, os fiéis se reuniram em aproximadamente 320 igrejas em 22 dioceses.

Com mais de 90% da sua população católica, a terra natal de São João Paulo II também é conhecida pelo amor à Virgem Maria na devoção de Nossa Senhora de Czestochowa, Padroeira do país, que neste ano comemora 300 anos da sua primeira coroação canônica.

As orações se espalharam pelo Mar Báltico, pelas montanhas que separam o país da Eslováquia e da República Tcheca, assim como pelo resto das fronteiras.

Na fronteira tcheco-polonesa, próxima à cidade de Szklarska Poreba, centenas de crentes chegaram em dezenas de ônibus e carros na cordilheira de Karkonosze para caminhar ao longo da fronteira.

Jovens, idosos e famílias com crianças pequenas enfrentavam o frio para participar do evento com rosários em suas mãos.

De acordo com os organizadores, a convocação aconteceu por ocasião dos 100 anos das aparições da Virgem de Fátima, que encorajou os três pastores – Irmã Lucia e os Santos Jacinta e Francisco Marto – a rezar o rosário pela paz no mundo e pela salvação das almas.

Do mesmo modo, esta oração em massa também coincidiu com a Festa de Nossa Senhora do Rosário, estabelecida no dia 7 de outubro por São Pio X, em memória da vitória cristã sobre os turcos na Batalha de Lepanto em 1571, que impediu que a Europa caísse no poder das tropas muçulmanas e colocasse o cristianismo em perigo.

Como se recorda, antes da batalha, o Papa Pio V pediu que todos os cristãos rezassem o rosário e fizessem jejum pedindo o auxílio da Virgem Maria diante desse perigo.

Mais em

Enquanto acontecia o combate, organizaram a procissão do Rosário em Roma. A história conta que, em um momento, o Papa disse a um grupo de cardeais que este era o momento de “agradecer a Deus pela vitória que ele conferiu às armas cristãs”. A vitória sobre a ameaça islâmica foi confirmada posteriormente.

Confira também: