A Comissão Nacional Visita Papa Francisco ao Chile divulgou ontem os três veículos que o Santo Padre usará em sua visita apostólica a Santiago, Temuco e Iquique em janeiro de 2018, que já foram usados ??em viagens anteriores.

Chegarão dos Estados Unidos dois veículos idênticos de marca Jeep, modelo Wrangler 2015 que foram utilizados na visita do Santo Padre a Nova York, Filadélfia e Washington D.C. em 2015, e depois, durante a sua viagem ao México, em 2016.

Estes transportarão o Papa Francisco em Santiago e Temuco, nos dias 16 e 17 de janeiro, respectivamente.

O papamóvel que usará em Iquique em 18 de janeiro foi construído para a visita do Pontífice à Bolívia. É modelo Land Cruiser Série 70 do ano 2015, marca Toyota.

Este veículo foi modificado com proteção solar, devido às altas temperaturas e à exposição dos raios ultravioleta, que caracterizam a região norte do país.

Javier Peralta, diretor executivo da comissão, manifestou que os papamóveis chegam em meados de dezembro e logo depois da visita apostólica não permanecerão no país, como aconteceu com o veículo que transladou o Papa São João Paulo II em 1987 e que atualmente está no Museu Histórico da Polícia do Chile, em Santiago.

“Fizemos um acordo com o Vaticano para reutilizar os papamóveis, a fim de cumprir com o pedido da Santa Sé de evitar uma proliferação destes veículos no mundo e, por outro lado, fornecer o selo de sustentabilidade que queremos dar a esta visita”, manifestou Peralta.

“Embora tenhamos recebido propostas de diferentes empresas no Chile para a fabricação local do automóvel, avaliamos, junto com o Vaticano, que o melhor será reutilizar os veículos que já têm todas as especificações técnicas”, destacou.

A empresa Toyosa S.A, representante da Toyota na Bolívia, entrou em contato com a comissão chilena diretamente para oferecer o papamóvel boliviano. Enquanto isso, os papamóveis norte-americanos foram coordenados entre o Vaticano e a Fiat-Chrysler.

Confira também: