O primeiro Bispo da Diocese de Setúbal, Portugal, Dom Manuel da Silva Martins, faleceu no domingo, 24 de setembro, deixando “imenso sentimento de pesar e vazio, que é, ao mesmo tempo, sinal de saudade dolorosa e de enorme apreço e profunda gratidão pelo testemunho da sua vida entre nós”, conforme assinala comunicado.

O Bispo Emérito de Setúbal faleceu aos 90 anos, às 14h05, na casa de familiares, em Maia, no Porto, após receber a Santa Unção administrada pelo pároco local.

Em um comunicado, o atual Bispo de Setúbal, Dom José Ornelas expressa que a Diocese, “com os seus padres, diáconos, religiosos/as e leigos, hão de lembrá-lo, sempre e acima de tudo, como o seu Bispo, amigo e próximo, desprendido de si, habituado a viver com simplicidade e a passear, a pé ou de bicicleta, pelas manhãs de Setúbal, pai, pastor e irmão, tão inflexível na defesa da verdade e da justiça, como terno, amigo e compassivo no encontro fácil com aqueles que acolhia sorridente”.

Dom Manuel da Silva Martins nasceu em 20 de janeiro de 1927, em Leça do Balio, Concelho de Matosinhos. Ingressou no Seminário do Porto e foi ordenado sacerdote em 12 de agosto de 1951. Cursou também Direito Canônico na Universidade Gregoriana, em Roma.

Na Diocese do Porto, foi pároco da Cedofeita, entre 1960 e 1969, ano em que foi nomeado Vigário Geral.

Em 16 de julho de 1975, foi nomeado o primeiro Bispo da Diocese de Setúbal no mesmo dia em que esta foi criada pelo Papa Paulo VI. Esteve à frente desta Diocese portuguesa até 23 de abril de 1998, quando o Papa João Paulo II aceitou o seu pedido de renúncia.

Entre suas diversas atuações, empenhou-se na causa da independência de Timor-Leste, tendo discursado na Assembleia Geral das Nações Unidas e recebido a Medalha da Ordem de Timor, em 20 de maio de 2015.

Foi agraciado com a grã-cruz da Ordem de Cristo pelo Presidente da República, em 2007, em Setúbal, e com o Galardão dos Direitos Humanos da Assembleia da República em 2008.

Em seu comunicado, Dom José Ornelas afirmou que os 23 anos de serviço de Dom Manuel Martins como Bispo de Setúbal “foram uma graça providencial nos tempos conturbados e fecundos da afirmação da democracia portuguesa e das sucessivas crises sociais e econômicas que atingiram o país e particularmente esta região”.

“O seu sonho de dignidade humana para todos, inspirou e deu força aos seus esforços para mobilizar pessoas e fomentar instituições capazes de irem ao encontro dos mais necessitados, como a Cáritas Diocesana, os Centros Sociais Paroquiais e tantas outras instituições de solidariedade, voluntariado e partilha”, acrescenta.

Segundo o Prelado, “Dom Manuel foi um homem de diálogo e um lançador de pontes”. “O clima de respeito e colaboração que caracteriza hoje o relacionamento entre a Igreja e a sociedade na península de Setúbal, muito deve à atitude lúcida, aberta e reconciliadora do seu primeiro Bispo”, afirma.

Por fim, agradece ao Bispo Emérito “pelo Evangelho da fraternidade, da alegria e do compromisso, que nos foi lendo com a sua palavra e com a sua vida, fazendo-nos entrever o Coração do Bom Pastor que o inspirou”.

As exéquias de Dom Manuela da Silva Martins serão celebradas na terça-feira, 26 de setembro, às 15h (hora local), no Mosteiro de Leça do Balio. E, segundo o desejo expresso pelo próprio Prelado, ele será sepultado junto dos seus pais no cemitério junto mesmo mosteiro.

Confira também: