Rahel Ishaq é um cristão da cidade de Qaraqosh (Iraque) que foi sequestrado pelo Estado Islâmico (ISIS) junto com quatro dos seus onze filhos. Depois da sua libertação, expressou: “Não deixarei a minha terra para que os outros a saqueiem”.

Em um vídeo produzido pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), Rahel contou que, antes da chegada dos jihadistas em agosto de 2014, junto com a sua esposa e os seus filhos, “éramos agricultores. Cultivávamos muitos hectares de terra”.

“Criava um rebanho e tinha um pequeno hotel. Éramos uma família com recursos. Administrava os meus negócios com a minha esposa e com os meus onze filhos: cinco filhas e seis filhos”, comentou.

“Estávamos nos preparando para ir embora de Qaraqosh em nossos carros, quando meus quatro filhos e eu fomos sequestrados pelo ISIS”, indicou no vídeo.

Embora muitos cristãos tenham manifestado que não voltarão às suas cidades na Planície de Nínive porque as suas propriedades estão destruídas e devido ao medo, Rahel afirmou: “A minha fé em Jesus Cristo me fortalece para viver nesta terra”.

“Todos os meus pertences estão em Qaraqosh: minha terra, meus negócios, minha vida inteira. Não quero ir embora e ter que viver como empregado na Europa ou em outro lugar. Não deixarei minha terra para que os outros saqueiem”, manifestou.

“Temos uma fé forte em Jesus Cristo. Desde o momento em que o Islã chegou nessas terras, nós fomos perseguidos. Nasci nesta terra e aqui vivi toda a minha vida. Não quero deixar esta terra”, acrescentou.

Segundo o relatório elaborado pelo sacerdote iraquiano Pe. Martin Banni, antes da chegada do ISIS viviam em Qaraqosh aproximadamente 50 mil pessoas.

Quando foi invadida pelos terroristas, permaneceram 25 mil habitantes e depois da libertação da cidade, em outubro de 2016, voltaram apenas mil famílias.

Confira também: