Em uma nova Sexta-feira da Misericórdia, o Papa Francisco visitou de surpresa a Fundação Santa Luzia, um centro em Roma especializado em neuroreabilitação de pacientes com dificuldades motora e cognitiva, onde são tratadas doenças provenientes do AVC (Acidente Vascular Cerebral), lesões medulares, Parkinson e esclerose múltipla.

Com esta visita, assinala um comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano, “o Papa continua a experiência das ‘Sextas-feiras da Misericórdia’ com gestos de proximidade e apoio aos carentes e menos afortunados, que caracterizaram o Jubileu da Misericórdia”.

Por volta das 16h (hora local), Francisco chegou à Fundação e foi acolhido com alegria e surpresa pelas pessoas que naquele momento estavam na área do estacionamento do complexo hospitalar.

Em seguida, indica o comunicado, o Santo Padre foi acolhido pela presidente da Associação, a doutora Maria Adriana Amadio, e pelo diretor geral, doutor Edoardo Alesse, além dos funcionários do local.

“Particularmente emocionante foi a visita do Papa à seção de reabilitação de crianças que sofrem de doenças neurológicas. O Papa Francisco se deteve e brincou com elas. Depois, conversou e encorajou alguns pais que estavam assistindo a sessão de reabilitação motora de seus filhos, muitas vezes cansativa e dolorosa”.

O Santo Padre, indica o texto, “viu com atenção os exercícios que ajudam as crianças a adquirir ou recuperar a estabilidade motora”.

Depois, o Pontífice visitou os pacientes entre 15 e 25 anos que são tetraplégicos ou paraplégicos por causa de acidentes de trânsito, assim como a área onde são atendidos os idosos.

O Papa quis, assim, “incentivar todos a fazerem os exercícios físicos e sublinhar a importância de ter esperança no futuro e confiar na pesquisa científica que ajuda a fazer grandes progressos nesse campo”.

Após rezar na capela do centro de saúde, o Santo Padre voltou para a Casa Santa Marta.

Confira também: