A Pastoral Social em Portugal tem atuado de modo a “divulgar” e “traduzir” o pensamento do Papa Francisco “em propostas concretas” e aborda esta questão em um encontro que realizada de 19 a 21 de setembro em Fátima.

Foi o que explicou o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral Social (SNPS), Padre José Manuel Pereira de Almeida, em entrevista à agência Ecclesia, do episcopado português.

O encontro anual do SNPS está sendo realizado em torno do tema “Família e Transformação Social – uma perspectiva a partir da exortação apostólica - A Alegria do Amor”, com referência à exortação apostólica do Papa Francisco, Amoris Laetitia.

De acordo com Pe. Almeida, “um dos pontos a ressaltar” deste evento é a partilha de ideais que nasceram em todo o país, inspiradas na reflexão do Papa Francisco.

“Não só uma proposta de reflexão em que as pessoas vão escutar, mas também uma troca de impressões a partir da sua experiência, por exemplo de Bragança ao Algarve, dos Açores à Madeira”, assinalou.

Para o sacerdote, “o que mais importa” é a oportunidade de “ter essa grande experiência de diálogo”.

O diretor do SNOS ressaltou que a exortação apostólica do Papa Francisco sobre a família é dedicada a temas como “fragilidade das famílias, o trabalho, o desafio da educação dos filhos e a construção da felicidade”, os quais também dizem respeito à realidade de Portugal.

Segundo ele, o Secretariado da Pastoral Social tem procurado “aplicar à realidade portuguesa” esses temas, nas dioceses e na relação “com os seus bispos”.

O encontro da Pastoral Social teve início na terça-feira, no auditório do Steyler Fátima Hotel, com uma homenagem a Dom António Francisco dos Santos, Bispo do Porto e presidente da Conferência Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, que faleceu no último dia 11 de setembro, mas cujo nome foi mantido no programa do evento.

Esta seria a primeira atividade pública do Prelado como responsável nacional pela Pastoral Social e Mobilidade Humana.

“A surpresa do seu falecimento vai marcar absolutamente este encontro. Nós acreditamos que ele nos vai acompanhar de uma forma única, como no coração de Deus se pode acompanhar as coisas. Vamos sentir muitíssimo a sua falta, mas na certeza da sua oração e intercessão”, declarou Pe. Almeida.

Confira também: