A Diocese de Sete Lagoas (MG) e a Prelazia de Borba (AM) possuem novos bispos nomeados pelo Papa Francisco nesta quarta-feira, respectivamente Dom Aloísio Jorge Pena Vitral e Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva.

Na Diocese mineira, Dom Aloísio assume após o Pontífice ter aceitado a renúncia por motivo de idade de Dom Guilherme Porto.

Natural do Rio de Janeiro, o novo Bispo nasceu em 23 de abril de 1955. Depois de um processo formativo na Congregação de Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, durante o qual completou seus estudos de Filosofia no Convento do Sagra do Coração de Brusque (SC) e parte do curso de Teologia no Instituto Teológico Dehoniano de Taubaté (SP), optou por pertencer ao clero diocesano.

Ingressou no Seminário Coração Eucarístico de Jesus da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), concluindo os estudos de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 1985.

Foi ordenado sacerdote em 18 de janeiro de 1986 e, na Arquidiocese de Belo Horizonte, serviu como pároco, formador e reitor do Seminário de Filosofia, membro da equipe de Espiritualidade do Centro Loyola dos Jesuítas, vigário forâneo e formador espiritual do Seminário Maior Arquidiocesano.

Em 11 de fevereiro de 2006, foi nomeado Bispo auxiliar de Belo Horizonte, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 25 de março do mesmo ano. Em 25 de novembro de 2009, foi nomeado Bispo de Teófilo Otoni (MG), onde estava até a nomeação desta quarta-feira.

Já na Prelazia de Borba (AM) a nova nomeação também se deu após o Santo Padre aceitar a renúncia por motivo de idade do então Bispo, Dom Elói Roggia.

O Bispo nomeado, Dom Zenildo da Silva era até então Bispo Coadjutor desta Prelazia. Ele nasceu em Linhares (ES), em 6 de junho de 1968. Aos cinco anos, mudou-se com a família para o estado de Rondônia.

É membro da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas), tendo emitido os votos religiosos em dezembro de 1997. Foi ordenado sacerdote em 11 de agosto de 2001.

Estudou no seminário dos Redentoristas em Aparecida (SP). Cursou Filosofia e Teologia no CENESCH – “Centro de Estudos do Comportamento Humano”, em Manaus, entre 1994 e 2000. E frequentou um curso em “Gestão de Pessoas”, Literatus, em Manaus.

Na trajetória sacerdotal, foi Pároco na Diocese de Coari e em Manaus, Superior da Vice-Província Redentorista da Amazônia de 2011 a 2014. Em fevereiro de 2016, foi nomeado Coadjutor da Prelazia de Borba.