Nesta semana, viralizou através do serviço de mensagens de WhatsApp um texto atribuído ao Papa Francisco sobre a felicidade intitulado “Ser feliz”, que nunca foi pronunciado pelo Pontífice.

O texto começou a circular na internet por volta de 2010 e, nos blogs onde foi publicado, indica que o escrito é anônimo. Em 2016, foi publicado no jornal El Mundo, na seção ‘La Crónica Mórbida’.

O boato, que circula por WhatsApp, assinala que o Pontífice pronunciou estas palavras “na Missa de hoje”, sem especificar o dia ou o local.

De acordo com o boato, o Santo Padre diz: “Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. É importante que você sempre se lembre de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções”.

“Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos”, continua o texto.

O texto atribuído ao Santo Padre está acompanhado por esta afirmação: “Esta mensagem do Papa é boa para todos, por favor, leiam e se parecer bom para os outros, vamos divulgá-la a fim de que se converta em uma epidemia que contribua para melhorar um pouco a atitude de todos e assim melhorar o mundo”.

Em certa ocasião, a Santa Sé advertiu que “estes tipos de textos que circulam pela internet atribuídos ao Papa Francisco geralmente não mencionam a data e a ocasião na qual pronunciou essas palavras”.

“Porque desta maneira, seria fácil para qualquer pessoa procurar na página oficial da Santa Sé e comprovar se realmente eram palavras do Papa”, assinalaram.

Portanto, o Vaticano pediu que se comprove a veracidade das mensagens atribuídas ao Papa na internet através dos sites oficiais da Santa Sé, como a conta de Twitter do Papa Francisco @Pontifex_pt, o site do Vaticano, a Sala de Imprensa da Santa Sé, a página do Facebook de News.va, o jornal do Vaticano L’Osservatore Romano, a Rádio Vaticano, o Centro Televisivo Vaticano (CTV) e o aplicativo para celulares e tablets ‘The Pope App’, administrado por News.va.

Confira também: