O Conselho de Cardeais que assessora o Papa na reforma da Cúria analisa a possibilidade de dar maior peso aos jovens e às mulheres na Igreja e, em particular, na Cúria do Vaticano.

Os Cardeais se reuniram entre os dias 11 e 13 de setembro para continuar com os trabalhos que foram solicitados pelo Santo Padre.

Durante os trabalhos, foi falado sobre a Cúria como instrumento de evangelização e de serviço ao Papa e às Igrejas locais; a descentralização; o papel das Nunciaturas Apostólicas; e a seleção e competências da equipe que implique menos membros clericais e mais internacionais com um aumento de jovens e mulheres.

O Pontífice se uniu com o grupo na terça-feira de manhã, depois de voltar da sua viagem apostólica à Colômbia, e se ausentou da reunião na quarta-feira de manhã, devido à Audiência Geral.

De acordo com o Diretor da Sala de Imprensa, Greg Burke, as sessões de trabalho aconteceram todos os dias das 9h às 12h30 e das 16h30 às 19h. Estiveram presentes todos os cardeais do Conselho, exceto o Cardeal George Pell e o Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya.

Nas sessões de trabalho, lideradas pelo Cardeal Óscar Maradiaga, refletiram sobre os textos do Papa relacionados à reforma da Cúria. Em concreto, trabalharam com os discursos que o Pontífice tradicionalmente dirige à Cúria Romana na reunião prévia ao Natal, assim como os discursos proferidos nos Consistórios de fevereiro e outubro de 2015 e o discurso por ocasião do quinquagésimo aniversário do Sínodo dos Bispos.

Entre outras coisas, os Cardeais refletiram sobre o recente Motu Proprio Magnum Principium, sobre as competências da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Também escutaram Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, sobre o trabalho do seu dicastério.

Na tarde desta quarta-feira, 13 de setembro, o Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Propaganda Fide, fez uma intervenção nas reuniões de trabalho.

Os Cardeais também realizaram uma releitura dos Estatutos do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, criado no dia 1º de setembro de 2016.

Além disso, o Cardeal O’Malley informou aos outros membros do Conselho sobre os trabalhos da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores.

A próxima reunião do Conselho de Cardeais será nos dias 11, 12 e 13 de dezembro deste ano.

Confira também: