No final da sua viagem à Colômbia, o Papa Francisco contou aos jornalistas o que mais tocou o seu coração durante os dias em que esteve no país sul-americano.

No avião que o levou de Cartagena a Roma, o Santo Padre disse que “o que mais me chamou a atenção nos colombianos nas quatro cidades foram as pessoas que me cumprimentavam nas ruas”.

Francisco contou que o comoveu muito a imagem dos pais que “levantavam os seus filhos para que o Papa o visse e o abençoasse. Como se estivessem dizendo: esse é o meu tesouro, essa é a minha esperança. Este é o meu futuro. Eu acredito em você. Isso veio para mim”.

“A ternura, os olhos desses pais, dessas mães. É lindo, lindo. Isso é um símbolo. Símbolo de esperança, de futuro. Um povo que é capaz de fazer filhos e depois os mostra, levanta-os assim, como se estivessem dizendo: este é o meu tesouro, é um povo que tem esperança e tem futuro”.

O Pontífice também disse que estava “comovido pela alegria, ternura, juventude e nobreza do povo colombiano. Um povo nobre que não tem medo de expressar como se sente, não tem medo de ouvir e demonstrar o que sentem. É isso que eu percebi”.

Depois de recordar que já viajou à Colômbia em outras ocasiões, Francisco agradeceu “o testemunho de alegria, esperança e paciência no sofrimento deste povo”.

“Isso me fez muito bem”, concluiu.

Confira também: