O Cardeal Velasio De Paolis, Presidente Emérito da Prefeitura dos Assuntos Econômicos e responsável pela reforma dos Legionários de Cristo, faleceu em Roma neste sábado 9 de setembro.
 
Como Delegado Pontifício para Legião de Cristo, o Cardeal De Paolis foi o encarregado de sua reforma e da direção da redação das novas Constituições; assim como dos estatutos do movimento Regnum Christi, o apostolado laical dos legionários.
 
Velasio De Paolis nasceu em Sonnino, Itália, no dia 19 de setembro de 1935.  Ordenou-se sacerdote em 18 de março de 1961 depois de formar-se no Seminário dos Escalabrinianos, Congregação de Missionários de São Carlos Borromeu.
 
Obteve o doutorado na Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Gregoriana e a Licenciatura na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade de San Tommaso, assim como o diploma em Jurisprudência na Universidade La Sapienza de Roma.
 
Foi professor de Teologia Moral e de Direito Canônico no Seminário Maior Scalabriniano em Piacenza e logo em Bassano del Grappa entre 1965 e 1970. 
 
Também foi Reitor do Colégio Internacional de Roma até 1974, Vigário Provincial de sua Congregação e em 1974 foi nomeado Conselheiro e Procurador geral da mesma.
 
Foi professor de Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana de 1980 a 1983, em 1987 entrou como professor agregado de Direito Canônico na Pontifícia Universidade Urbaniana e em 1998 foi apontado Professor Ordinário.
 
O Cardeal De Paolis foi consultor de diferentes dicastérios da Cúria Romana: a Congregação para as Igrejas Orientais e para os Institutos de Vida Consagrada e a Sociedade de Vida Apostólica, o Tribunal Supremo da Assinatura Apostólica e o Pontifício Conselho para os Textos Legislativos.
 
Em 30 de dezembro 2003, o Papa João Paulo II o nomeou Secretário do Tribunal da Assinatura Apostólica atribuindo-lhe a sede titular episcopal de Telepte. 
 
Em seguida, foi nomeado juiz deste Tribunal. Recebeu a ordenação episcopal na Basílica de São Pedro em 21 de fevereiro de 2004 das mãos do Cardeal Angelo Sodano.
 

Mais em

O Papa Bento XVI o criou Cardeal no Consistório de 20 de novembro de 2010. Em 12 de abril de 2008 foi nomeado por Bento XVI como Presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé sendo promovido a Arcebispo. Foi Presidente deste órgão até o dia 12 de setembro de 2011.
 
Participou do conclave de março de 2013 no qual resultou eleito o Papa Francisco.
 
Confira também: