O Papa Francisco presidiu na tarde de quinta-feira, 7 de setembro, a Missa Votiva pela Paz e a Justiça, da qual participaram mais de um milhão de pessoas, às quais exortou a que “não tenhais medo de arriscar juntos”.

Segundo o prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, 1,3 milhão de pessoas participaram desta Missa celebrada no Parque Simón Bolívar. Destas, 12.500 eram pessoas com deficiências. Também estiveram presentes o presidente Juan Manuel Santos e sua família.

Ao chegar ao parque, o Santo Padre foi recebido por um grupo de pessoas com deficiências que participaram do encontro “Artesãos da Paz – Promoção da vida – Maria, Mãe da Vida”, realizado como preparação para esta celebração Eucarística.

Eles acompanharam o Papa, segurando-o pela mão, até o palco onde ia ser celebrada a Missa. Na celebração Eucarística, cuja música foi executada pela Orquestra Filarmônica de Bogotá, o Santo Padre usou uma casula confeccionada por artesãos do povo indígena wayu.

As 250 alvas, túnicas brancas, e mitras que os bispos usaram foram confeccionadas pelo ateliê de Regina Vanegas e da comunidade das irmãs Filhas da Igreja.

Em sua homilia, o Papa Francisco se referiu ao evangelho, quando Jesus chama Pedro a ser pescador de homens, e afirmou que “a Palavra de Jesus tem algo de especial que não deixa ninguém indiferente. A sua Palavra tem o poder de converter os corações, mudar planos e projetos”.

“É uma Palavra corroborada pela ação, não são conclusões redigidas no escritório, expressões frias e distantes do sofrimento das pessoas; por isso, é uma Palavra que serve tanto para a segurança da margem como para a fragilidade do mar”, refletiu.

O Santo Padre expressou que a Igreja na Colômbia “é chamada a tornar-se uma rede vigorosa que congregue a todos na unidade, trabalhando na defesa e cuidado da vida humana, particularmente quando é mais frágil e vulnerável: no seio materno, na infância, na velhice, nas condições de invalidez, e nas situações de marginalização social”.

Incentivou-os a “a perder medos que não vêm de Deus, os temores que nos paralisam e atrasam a urgência de ser construtores da paz, promotores da vida”.

Ao finalizar a eucaristia, o Arcebispo de Bogotá e Primaz da Colômbia, Cardeal Rubén Salazar, agradeceu ao Pontífice por “sua presença, seu testemunho, sua palavra, seu amor”.

Mais em

“Levamos o senhor sempre em nosso coração, com profundo carinho. Rezamos todos os dias por Sua Santidade, para que o Senhor o ilumine, o fortaleça, o proteja e permita que guie sempre a Igreja pelos caminhos do Evangelho”, disse o Cardeal Salazar.

O Papa Francisco agradeceu ao Arcebispo e entregou-lhe um cálice como recordação de sua visita, como costuma fazer em suas viagens internacionais.

Antes de se retirar, o Santo Padre rendeu uma homenagem à Virgem Maria, acompanhado por um canto mariano do coro.

Confira também: