Depois que o Papa Francisco recebeu as chaves da cidade das mãos do prefeito, Enrique Peñalosa, seguiu para a Catedral onde lhe apresentaram as relíquias de Santa Isabel da Hungria e rezou diante da padroeira da Colômbia, a Virgem de Chiquinquirá.

A chave da cidade é feita da madeira de uma porta da rua do Bronx, em Bogotá. Foi esculpida pelos habitantes do lugar, que atualmente pertencem a um programa de reabilitação de drogas.

Na entrada do templo, o Santo Padre foi recebido pelo Arcebispo de Bogotá e Primaz da Colômbia, Cardeal Rubén Salazar, e pelo Capítulo Metropolitano, formado por dez pessoas.

Enquanto entrava no templo, o Pontífice saudava e abençoava os fiéis, depois recebeu um buquê de flores que depositou aos pés da imagem de Nossa Senhora de Chiquinquirá, padroeira da Colômbia.

Permaneceu durante cerca de dez minutos em oração silenciosa e depois recitou com os fiéis a Ladainha à Virgem Maria.

Em seguida, colocou um terço de ouro no quadro, tocou a imagem e fez o sinal da cruz.

Logo após, sentou-se para assinar o livro de visitas da Catedral e escreveu: “Na catedral primaz peço à Imaculada Virgem Maria que não deixe de guiar e cuidar dos seus filhos colombianos e que sempre os olhe com seus olhos misericordiosos. Francisco”.

Ao final, abençoou os três mil fiéis presentes no templo e depois se dirigiu à Capela do Santíssimo Sacramento para rezar.

Confira também: