A ilha grega de Leros acolherá uma nova reunião entre representantes da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa para promover o diálogo ecumênico e, especialmente, o diálogo teológico entre católicos e ortodoxos.

A reunião acontecerá do dia 5 a 9 de setembro ao redor do Comitê de Coordenação da Comissão Mista Internacional para o diálogo teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa.

O Metropolita Ortodoxo Paisios (Aravantinos) de Kalymnos, do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, é o encarregado da organização do encontro na ilha de Leros, pertencente à sua jurisdição eclesial.

Entretanto, o Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, junto com o Arcebispo Telmessos Iob do Patriarcado Ecumênico, coordenarão os trabalhos do Comitê.

Ambas as delegações têm a missão de programar os futuros passos do diálogo teológico entre católicos e ortodoxos depois da publicação do documento conjunto “Sinodalidade e primado no primeiro milênio. Rumo a um entendimento comum no serviço à unidade da Igreja”, assinado em Chieti, Itália, em setembro do ano passado.

A Comissão Conjunta Internacional para o diálogo teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa é o organismo oficial do diálogo teológico entre católicos e ortodoxos, fundado em 1979, depois do Concílio Vaticano II. Reúne as 14 igrejas ortodoxas autocefálicas, cada uma é representada por dois teólogos que costumam ser bispos e diversos representantes católicos.

Confira também: