Segundo o estabelecido pelas normas que regem a Igreja Católica, o Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, apresentou a sua renúncia ao cargo ao completar 75 anos, em 28 de agosto.

Agora, corresponde ao Papa Francisco decidir quando aceitará a renúncia do Cardeal Urosa, que foi apresentada por ter atingido o limite de idade estabelecido pelo direito canônico para o cargo de bispo.

Em um comunicado, a Arquidiocese de Caracas assinalou que, “em várias mídias e redes sociais foi divulgada a notícia da renúncia do Cardeal Jorge Urosa Savino ao seu cargo de Arcebispo de Caracas, que exerceu desde o dia 5 novembro de 2005. Isso é algo normal e obrigatório, conforme uma disposição legal eclesiástica”.

Nesse sentido, a Arquidiocese de Caracas cita o Código de Direito Canônico que estabelece no cânon 401.1: “Roga-se ao Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias”.

“No cumprimento fiel desta norma, o Cardeal Urosa, que completou 75 ontem (segunda-feira), 28 de agosto, já enviou a sua carta de renúncia ao Santo Padre. O Papa Francisco decidirá o que julga ser conveniente e providenciará a realização da consulta necessária para a nomeação do novo Arcebispo”, afirma o comunicado.

Finalmente, o comunicado afirma que o Cardeal Urosa “permanecerá exercendo o seu cargo com todas as suas atribuições, direitos e deveres, incentivando pastoralmente o povo de Caracas até o Santo Padre tomar a decisão”.

“A marcha da Igreja em Caracas segue o seu curso normal e o Cardeal está exercendo alegremente e plenamente as suas funções de Arcebispo de Caracas”, conclui o comunicado.

Confira também: