Os Bispos católicos de Serra Leoa rezaram por centenas de falecidos depois do deslizamento de terra que ocorreu no povoado de Regent, no dia 14 de agosto.

Em uma mensagem enviada à agência Fides, os Prelados assinalaram: “Os nossos corações e as nossas orações se dirigem às famílias dos falecidos e de todas as pessoas que perderam suas casas, assim como aqueles que foram lançados à miserável pobreza depois deste desastre”.

Assim expressaram os Bispos depois da tragédia que ocorreu na noite de 13 para 14 de agosto, quando o lado de um morro desabou sobre o povoado de Regent.

No texto, os Bispos alertam a respeito da falta de prevenção desse tipo de desastres, provocados muitas vezes pelo abandono, o desmatamento selvagem e a construção descontrolada.

“A encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, obriga a nossa consciência coletiva a promover uma autêntica conversão ecológica e a viver em paz com a natureza. Os cidadãos da Serra Leoa têm a responsabilidade de cuidar da “nossa casa comum”, indica a mensagem.

“A Igreja Católica, através da Cáritas, junto com as agências católicas de desenvolvimento, colaborará e ajudará o governo em seus esforços a fim de reduzir o sofrimento de nossos compatriotas”, continua o texto.

Finalmente, os Bispos ofereceram “continuar rezando pelas almas de todas as vítimas”. Até agora, o número total de vítimas mortais é de mais de 600 pessoas, das quais foram encontrados somente 450 corpos, assinala a agência Fides.

Confira também: