Através das redes sociais foi divulgada a foto de uma estátua de São Junípero Serra, missionário espanhol do século XVIII, conhecido como o pai da Califórnia, que foi vandalizada com tinta vermelha com a qual escreveram a palavra “assassino”.

A estátua representa o santo franciscano abraçando uma criança indígena e está localizada em um parque da cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia (Estados Unidos).

Logo depois que a fotografia começou a circular na semana passada, muitas pessoas se dirigiram ao parque para ver a imagem.

Em uma reportagem divulgada em 17 de agosto, a rede de televisão CBS2 mostrou imagens da estátua limpa e indicou que as autoridades locais “não confirmaram a autenticidade” da fotografia que tinha sido divulgada nas redes sociais nem a “limpeza”.

Entretanto, a jornalista da CBS2 que estava no parque encontrou vestígios de tinta vermelha no braço do santo e uma suástica na estátua da criança indígena.

Em relação ao ato vandálico, um transeunte expressou que “todos têm o direito de expressar a sua opinião e os seus pensamentos. Mas quando chegam a esse nível, acho que não está bem”.

Estes acontecimentos ocorreram no âmbito da controvérsia gerada pela permanência de estátuas polêmicas erguidas em homenagem aos líderes das forças da Confederação durante a guerra civil, que ocorreu no país durante o século XIX, e na etapa da Reconstrução.

No dia 11 de agosto, em Charlottesville, no estado de Virgínia, centenas de pessoas – entre elas supremacistas, neonazistas e membros do Ku Klux Klan – protestaram contra a retirada de uma estátua do general Robert E. Lee, que liderou as forças da Confederação e lutou para que a escravidão dos negros não fosse abolida.

No dia seguinte, um supremacista branco de 20 anos atropelou com um carro as pessoas que protestavam contra o racismo e posições neonazistas. Este atentado provocou a morte de uma mulher de 32 anos e deixou ao menos 19 feridos.

Diante dessa situação, o Bispo de Lincoln, Dom James Conley, emitiu uma mensagem indicando que “o ódio, manifestado na violência anárquica, é a resposta errada à injustiça. O ódio gera ódio; e a violência gera mais violência. Os cristãos sabem que o mal não pode vencer o mal. Só a graça pode conquistá-lo”.

Por outro lado, em 2015, vários legisladores do estado da Califórnia tentaram promover sem êxito uma iniciativa para que a estátua de São Junípero Serra fosse retirada do Salão Nacional das Estátuas do Capitólio, em Washington D.C.

Entre os argumentos utilizados para retirar a imagem do santo estão as acusações de racismo e desprezo aos indígenas.

Aqueles que o defenderam destacaram que ele se manifestou contra os abusos perpetrados pelos soldados espanhóis contra os índios. Inclusive, opôs-se à pena de morte de um homem que havia assassinado um dos seus companheiros missionários durante uma revolta.

Muitos povos nativos participaram de seu funeral e lamentaram a sua morte.

Confira também:

Mais em