No marco das celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, o santuário mariano português irá realizar o Jubileu Jovem (JubJovem), a fim de “celebrar o acontecimento e descobrir na Mensagem de Fátima uma proposta de espiritualidade para os jovens do século XXI”.

O evento acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro, com o tema “O segredo da paz, o caminho do coração”, promovido em parceria com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, envolvendo todos os secretariados diocesanos da pastoral juvenil e Movimentos de juventude católicos, e destinada a jovens com idades entre 16 e 35 anos.

Será “uma festa para a qual são convidados todos os jovens que queiram abrir o seu futuro a novas raízes de alegria e confiança”, indica o site do evento.

“Esta peregrinação juvenil quer oferecer a cada participante a oportunidade de descobrir algo do segredo de si mesmo que ainda não conhece, e que só Deus lhe pode dizer, para alcançar a paz consigo mesmo e com todos à sua volta, na casa comum que partilhamos. Para aí chegar só há um caminho, o caminho do coração”, acrescenta.

Lembra ainda que, “em Fátima, há cem anos, a Virgem Maria mostrou o seu coração sem mancha e ofereceu-o como lugar de encontro e de passagem para o coração de Deus, triste com o sofrimento do homem e o mal no mundo”.

Nesse sentido, o JubJovem irá propor aos participantes “uma experiência intensa de silêncio e oração, para olhar o coração da Mãe de Jesus e ouvir no próprio coração a interpelação à conversão pessoal que Ele, por Ela, dirige”.

O evento começará na manhã de sábado, 9 de setembro, com a acolhida. À tarde, serão realizadas diversas atividades de preparação sobre o tema da paz.

A abertura oficial do Jubileu acontecerá às 17h, na Capelinha das Aparições, e, às 18h, haverá um encontro na Basílica da Santíssima Trindade, para refletir sobre a relação entre Maria e a paz, com a presença de Ir. Maria Ângela Coelho, ASM, ex-postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta.

Às 21h30, os jovens participarão da oração do Rosário e da procissão das velas. Logo após, acontecerá o festival da paz, o qual contará com a presença dos artistas António Zambujo e Miguel Araújo, que foram desafiados pelo Santuário de Fátima a compor temas inéditos sobre a paz.

Na madrugada de sábado para domingo, os participantes percorrerão “o caminho do silêncio à procura da paz do coração” e retornarão para a Basílica da Santíssima Trindade, onde haverá um novo encontro sobre a paz como dom e compromisso.

No domingo, 10 de setembro, às 10h, os jovens irão se reunir no Recinto de oração do Santuário para participar do Terço, da Missa, do rito de envio do Jubileu e da Procissão do Adeus, concluindo o JubJovem Fátima 2017.

As inscrições para este Jubileu se encerram no próximo dia 31 de agosto e devem ser feitas através dos secretariados diocesanos da pastoral juvenil, podendo ser também efetuada diretamente no Santuário de Fátima através da página jovens@fatima.pt e do site jubjovem.fatima.pt.

Confira também: