Para entender a reforma da mídia do Vaticano, é preciso compreender as características próprias da comunicação do Papa Francisco, assinalou o Prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, Monsenhor Dario Edoardo Viganó.

“Antes de compreender o sentido profundo da reforma é necessário entender alguns aspectos próprios da comunicação do Papa Bergoglio, uma comunicação que poderíamos dizer ‘unconventional’, nada convencional, muito pragmática”, disse durante a abertura do 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontece em Joinville (SC).

Mons. Viganó recordou que, “Francisco tem a capacidade de redefinir códigos e formas de comunicação, utilizando com criatividade, por nada convencional, situações curiosas, parábolas e metáforas”, conforme informa a Rádio Vaticano.

Segundo o Prefeito da Secretaria para a Comunicação, este estilo do Pontífice se trata de “um modo para se comunicar com o outro, para diminuir as distâncias e favorecer o diálogo”.

Neste estilo comunicativo do Santo Padre, indicou, um elemento importante é a capacidade de “ouvir”, o que corresponde a “uma atividade muito mais desafiadora que consiste em aprofundar a relação com o outro”.

Essas características, de acordo com Mons. Viganó, são importante para compreender a reforma da mídia vaticana, que se desenvolve em um “novo Renascimento, fazendo parte, hoje, de um contexto digital que modifica as práticas e as dinâmicas de todos os âmbitos da nossa vida, daquela social àquela política, até aquela religiosa”.

“Não é simplesmente uma ‘pintura’”, assinalou, recordando as palavras do Papa Francisco, quando disse que “reforma não é clarear um pouco as coisas. Reforma é dar uma outra forma às coisas, organizá-la de uma outra maneira”.

Nesse sentido, precisou, a reforma da mídia vaticana se trata de um repensar produtivamente a comunicação da Santa Sé.

A Secretaria para a Comunicação da Santa Sé foi criada pelo Papa Francisco em junho de 2015, através de um Motu Proprio, para reunir as distintas entidades que de uma forma ou outra se encarregam deste âmbito no Vaticano. Em setembro de 2016, foi publicado o estatuto desta Secretaria, contendo um conjunto de especificações para desenvolver as tarefas e funções do novo dicastério.

As disposições solicitam à Secretaria “unificar todas as realidades da Santa Sé que se ocupam da comunicação para que todo sistema responda de maneira coerente às necessidades da missão evangelizadora da Igreja”.

Confira também: