O Papa Francisco nomeou o Cardeal Giovanni Battista como seu enviado especial às celebrações do tricentenário da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, que será comemorado do dia 10 a 12 de outubro deste ano.

Nascido em 30 de janeiro de 1934, em Borno, Itália, o Cardeal Battista é Prefeito Emérito da Congregação para os Bispos e Presidente Emérito da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Por ocasião deste evento, o Brasil está celebrando um Ano Nacional Mariano que começou no dia 12 de outubro de 2016 e terminará no dia 12 de outubro deste ano.

A imagem de Nossa Senhora de Aparecida foi encontrada em 1717 quando alguns pescadores estavam pescando no Rio Paraíba. Segundo a tradição, os pescadores, que haviam tido uma pescaria escassa, pediram a intercessão da Virgem e tiveram uma pesca abundante.

Segundo informou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “a celebração dos 300 anos é uma grande ação de graças”, que teve início em 2014, com a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas Dioceses do Brasil, percorrendo “cidades e periferias, lembrando aos pobres e abandonados que eles são os prediletos do coração misericordioso de Deus”.

Confira também: