Através de uma coletiva de imprensa na segunda-feira, 14 de agosto, a Conferência Episcopal Peruana (CEP) assinalou quais serão as atividades durante a viagem do Papa Francisco ao Peru, país onde realizará uma visita apostólica de 18 a 21 de janeiro de 2018.

Durante a coletiva estiveram presentes o Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani; Dom Salvador Piñeiro, Arcebispo de Ayacucho e presidente da CEP; Dom Norberto Strotmann, Bispo de Chosica, secretário geral da CEP e coordenador geral da visita papal; Dom Miguel Cabrejos, Arcebispo de Trujillo, primeiro vice-presidente da CEP e coordenador de mídia da visita papal; e o Núncio Apostólico no Peru, Dom Nicola Girasoli.

Em declarações ao Grupo ACI, o Cardeal Juan Luis Cipriani destacou que a visita apostólica do Papa Francisco “confirmará as pessoas na fé” e haverá um antes e um depois: “antes da visita, pretendemos criar um clima de oração e uma unidade maior no país”.

“A Igreja participa com a sua oração, as suas mensagens, e a preparação da visita já está criando um clima diferente, um clima como na época de São João Paulo II na qual todos esperavam o Papa com muito entusiasmo”, disse.

Do mesmo modo, indicou que o “depois” da viagem está relacionado com a mensagem do Pontífice, que “marcará, como no caso do Papa São João Paulo II, e que deixou uma marca muito grande. Acredito que haverá um antes e depois na alma e na sociedade peruana”.

Por outro lado, Dom Salvador Piñeiro indicou que a viagem do Papa Francisco girará em torno de três eixos principais: “cuidar da criação, amar a família e abrir os nossos braços e o nosso coração para que haja mais unidade e se afaste o flagelo da injustiça, da desordem e da desigualdade”.

A seguir, confira as principais atividades do Papa que foram anunciadas ontem pelos bispos:

Quinta-feira, 18 de janeiro

O Papa Francisco será recebido pelo presidente da República, Pedro Pablo Kuczynski. Em seguida, o Santo Padre se dirigirá à Nunciatura. No percurso à Nunciatura, os fiéis poderão saudá-lo durante o seu translado no papamóvel.

Sexta-feira, 19 de janeiro

De manhã, o Papa participará de uma reunião com o presidente e com a sua família no Palácio Presidencial.

À tarde, viajará a cidade de Puerto Maldonado, localizada no sudeste do país. Almoçará com alguns representantes dos povos indígenas da Amazônia e, logo depois, com os fiéis do local. Além disso, visitará uma instituição social da igreja de Puerto Maldonado.

Sábado, 20 de janeiro

Em Trujillo, o Papa celebrará a Santa Missa na esplanada do balneário de Huanchaco. Em seguida, irá para o distrito de Buenos Aires, lugar que será “símbolo das áreas afetadas” pelo terremoto do “Niño Costero”.

Em seguida, o Santo Padre seguirá para o Seminário San Carlos e San Marcelo; e depois se encontrará com o clero. Finalmente, celebrará uma Missa em honra à Imaculada Virgem de la Puerta, na Plaza de Armas de Trujillo.

Domingo, 21 de janeiro

O Pontífice se reunirá em Lima com as religiosas contemplativas de manhã e depois chegará à Catedral para venerar as relíquias dos santos peruanos.

Em seguida, o Santo Padre saudará os fiéis na Praça de Armas e presidirá a oração do Ângelus. Finalmente, celebrará uma Missa multitudinária na Costa Verde, à beira mar, onde esperam a participação de 2 milhões de pessoas, segundo calcula o Cardeal Cipriani. Além disso, o Papa terá a oportunidade de visitar o Senhor dos Milagres.

Confira também:

Mais em