O Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto lançou um apelo ao presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, para que “mobilize energias” e “não deixe cair no esquecimento” as vítimas de incêndios no país.

“Deixo um apelo em nome pessoal ao presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para que com a sua responsabilidade, arte de diálogo e capacidade de fazer consensos, seja ele a assumir esta mobilização de energias e não deixe cair no esquecimento esta causa”, expressou o Prelado durante coletiva de imprensa que antecedeu a Peregrinação Internacional Aniversária de Agosto do Santuário de Fátima, no último sábado.

O Bispo evocou a nota pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) de 27 de abril deste ano, “que já chamava atenção dos responsáveis políticos para a prevenção destes incêndios que se mostram uma catástrofe e se repetem todos os anos, e todos os anos denunciam erros que se repetem e é fundamental à mobilização da sociedade nas suas diversas instâncias”.

De acordo com o Prelado, é importante “criar sinergias” nas diferentes instâncias de “uma forma concertada e, para isso, é preciso despartidarizar um problema que é uma causa nacional e não permitir que ninguém o instrumentalize”.

Dom Marto também expressou a “solidariedade com as vítimas dos incêndios e para com aqueles que os combatem com grande dedicação, pondo em risco a própria vida”, em particular os bombeiros.

Todos os anos, especialmente durante o verão, Portugal enfrenta vários focos de incêndio. Neste ano, uma grande área florestal em Pedrógão Grande foi atingida pelo fogo em junho, alastrando-se por municípios como Castanheira de Pêra e Figueiró dos Santos. Mais de 60 pessoas morreram e centenas ficaram feridas, além dos cerca de 150 desalojados.

Frente a este incidente, a Igreja em Portugal promoveu em 2 de julho um dia de oração e coleta de doações para os atingidos pelos incêndios.

De acordo com Dom António Marto, esta campanha angariou 917.221 euros, o que exprime a “generosidade do povo português”. Entretanto, ressaltou, espera-se que o valor “seja mais de um milhão” de euros, pois ainda não receberam todos os ofertórios.

As doações aos atingidos pelos incêndios também foram realizadas por meio da campanha “Cáritas com Portugal abraça vítimas dos incêndios”, promovida pela Cáritas Portuguesa.

Segundo a instituição, a coleta de fundos pela campanha já contabiliza 1,7 milhão de euros, dos quais 1,3 milhão está destinado à Cáritas Diocesana de Coimbra, a qual anunciou que assumirá a construção e reconstrução de 40 casas de primeira habitação.

O restante da verba é destinado à Cáritas Diocesana de Portalegre e Castelo Branco para a construção e reconstrução de oito casas de primeira habitação identificadas no concelho de Mação.

Confira também: