O Papa Francisco enviou uma mensagem de incentivo e agradecimento à “Mobilização pela Paz na Síria”, que acontecerá nesta terça-feira, 15 de agosto, em Belo Horizonte (MG).

O evento é organizado pelo Consulado da República Árabe da Síria, com apoio da Arquidiocese de Belo Horizonte, no dia da Assunção da Virgem Maria, e acontecerá na Praça da Liberdade, das 10h às 12h.

A mensagem foi enviada ao Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, assinada pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovani d’Aniello.

No texto, afirma que, “tendo tomado conhecimento” desta “manifestação em favor da paz na Síria, o Santo Padre Francisco quis manifestar a todos os participantes nesta iniciativa sua paterna solicitude”.

“Como é conhecido – diz a mensagem –, o Santo Padre acompanha constantemente o desenvolvimento da situação naquele querido país, quer através de suas orações quer com iniciativas em favor do restabelecimento da paz”.

O Núncio recorda, entre as diversas iniciativas do Pontífice, a Vigília de Oração pela Paz, promovida em 7 de setembro de 2013, no Vaticano.

Naquela ocasião, o Papa Francisco sublinhou que é possível percorrer o caminho da paz e sair da espiral de dor e de morte.

“A minha fé cristã me leva a olhar para a Cruz. Como eu queria que, por um momento, todos os homens e mulheres de boa vontade olhassem para a Cruz! Na Cruz podemos ver a resposta de Deus: ali à violência não se respondeu com violência, à morte não se respondeu com a linguagem da morte. No silêncio da Cruz, se cala o fragor das armas e fala a linguagem da reconciliação, do perdão, do diálogo, da paz”, manifestou o Pontífice naquela vigília.

Nesse sentido, também Dom Giovanni d’Aniello expressou que “gostaria de pedir ao Senhor que nós cristãos e os irmãos de outras religiões, todos os homens e mulheres de boa vontade gritassem com força: a violência e a guerra nunca são o caminho da paz!”.

“Com o Papa Francisco – convoca o Núncio –, digamos juntos: ‘Unamos as forças em todos os níveis, para fazer sim que a paz na amada Síria seja possível. Isto sim será um grande exemplo de misericórdia e de amor vivido para o bem de toda a comunidade internacional’”.

A Síria enfrenta uma guerra que já dura seis anos entre o governo do país e vários grupos opositores, incluindo o Estado Islâmico. Com os conflitos, metade da população síria saiu do país e cerca de 400 mil pessoas morreram, entre elas, 100 mil crianças.

Confira também: