O Arcebispo Coadjutor de Agana, na ilha norte-americana de Guam, Dom Michael Byrnes, pediu às 26 paróquias das quais é responsável para que rezem pela paz entre Estados Unidos e Coreia do Norte durante as atuais tensões entre os dois países.

Guam, uma ilha localizada no Pacífico ocidental e que é um território não incorporado dos Estados Unidos, seria um dos alvos dos norte-coreanos no caso de um enfrentamento bélico.

Nos últimos dias, tanto o presidente Donald Trump como o líder norte-coreano Kim Jon-Un se manifestaram de forma ameaçadora.

Segundo assinala Associated Press (AP), Dom Byrnes pediu às paróquias para rezarem “pela justa resolução das diferenças e pela prudência nas palavras e nos atos”.

Monte Mesa, vice-presidente do Escritório de Turismo de Guam, comentou que o Evangelho do dia “diz ao nosso povo que Deus está no controle do que acontece e se temos fé e cremos Nele, toda essa retórica e a possibilidade de guerra aqui em Guam estará sob os seus cuidados”.

Pe. José Antonio “Lito” Abad viu na última quarta-feira as notícias sobre o fato de que Guam era o alvo para um possível míssil da Coreia do Norte. Por isso, pediu aos seus fiéis para que rezassem pela paz e para que Deus lhes fortaleça.

Pe. Francis X. Hezel, pároco assistente na Igreja Católica de Santa Barbara em Dededo, disse que “as pessoas de Guam estão acostumadas a estarem em uma posição de expectativa. Esse é o perigo e a promessa deste lugar”.

Segundo a AFP, a senhora Dora Salazar, de 82 anos, que chegou a Agana proveniente de sua aldeia de Mangilao, comentou que reza para que Kim Jong-Un não lance os mísseis com os quais ameaçou a ilha.

“Rezamos para que Deus toque seu coração, porque Deus o ama. Essa é a minha oração”, disse a idosa.

Em Guam, uma ilha onde vivem cerca de 160 mil pessoas, cerca de 85% se declara católica.

Confira também: