Em uma iniciativa inédita no Brasil, a Casa da Moeda lançará um conjunto de medalhas coloridas para celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul.

“Trata-se de um projeto inédito, um conjunto de medalhas para o mesmo motivo, à altura da homenagem que se quer prestar. Certamente não por acaso, tinham que ser justamente medalhas para homenagear a Virgem Maria”, expressou o gerente da Seção de Comercialização de Medalhas e Moedas Comemorativas da casa da Moeda, José Victor Martins.

No ano passado, já havia sido lançada uma medalha para marcar o Jubileu do Tricentenário. Porém, recorda Martins, “ao término do lançamento da medalha, no dia 12 de outubro no Santuário Nacional, em conversa entre o Padre Valdivino (diretor da Academia Marial) e o Diretor da Casa da Moeda, Jehovah de Araújo, germinou a ideia de encaminhamento de outro projeto, não apenas de uma medalha, mas, de um conjunto de medalhas para homenagear a Rainha e Padroeira do Brasil”.

Assim, o projeto se trata de um fruto da parceria entre a Casa da Moeda, o Santuário Nacional de Aparecida e a Academia Marial.

Ao todo, foram confeccionadas 6951 unidades de três reproduções e materiais diferentes, sendo que os números utilizados na produção foram simbólicos. Os três modelos de bronze simbolizam cada um dos anos de centenário, com tiragem de 2017, 1917 e 1817.

As diferentes reproduções em prata foram feitas, cada uma, com 300 edições, recordando os três séculos de devoção à Padroeira do Brasil. Há também a opção de peças em prata banhada a ouro, feitas em menor tiragem. Os números reduzidos da emissão valorizam ainda mais os artefatos.

Na medalha, de um lado está cunhada em cores a efígie de Nossa Senhora Aparecida. No verso, as insígnias variam, sendo um modelo com a arte da Cúpula Central, também colorida; outro contendo a fachada da Basílica de Aparecida; e outra representação reproduzindo o Monumento dos 300 Anos, instalado nos Jardins do Vaticano e do Santuário Nacional, em setembro e outubro do ano passado, respectivamente.

Como base para as imagens, foram utilizadas as artes do artista sacro Cláudio Pastro, responsável pelas artes do Santuário Nacional de Aparecida, que faleceu no ano passado.

É a primeira vez que a instituição emite medalhas coloridas no Brasil. Durante o processo de confecção, foram usados novos maquinários vindos da Alemanha.

“Esta primeira utilização das máquinas de cunhagem colorida foi a forma achada pela Casa da Moeda de homenagear e dedicar seu novo sistema à Rainha e Padroeira do Brasil”, destaca o diretor da Academia Marial, Padre Valdivino Guimarães.

As medalhas serão lançadas nesta quinta-feira, durante a Noite Cultural promovida pela Academia Marial de Aparecida, dentro das atividades do Congresso Mariológico Internacional, que teve início ontem e segue até sábado, 12 de agosto, no Centro de Eventos padre Vitor Coelho de Almeida, no complexo do Santuário.

Quem deseja adquirir as medalhas, pode encontrá-las na Loja Oficial do Santuário Nacional e na Casa das Velas. Os produtos também serão oferecidos por meio do site do Clube da Medalha.

Confira também: