No final de julho, uma enorme aranha foi vista descendo da Catedral de Notre Dame, em Ottawa, Canadá, e as fotos divulgadas repercutiram nas redes sociais.

Longe de ser um aparelho de filmes de terror, a aranha robótica fez parte de um evento para a companhia francesa de teatro de rua La Machine, que estava estreando naquela noite, em 27 de julho, o seu espetáculo no Canadá, na celebração dos 150 anos do país.

O nome da aranha é Kumo.

Todas as licenças foram solicitadas e permitidas pelo Arcebispo de Ottawa, Dom Terrence Prendergast. O Prelado descreveu o espetáculo como uma oportunidade de retribuir à comunidade local.

Foto: Ottawa2017 / Patrick Haag.

“Este evento comemora os 150 anos da Confederação do Canadá”, disse o Arcebispo em um comunicado.

O espetáculo, disse, “oferece uma oportunidade para a Arquidiocese, para a comunidade católica e para a Basílica Catedral, para colaborar com a cidade e com os organizadores para promover uma relação positiva com a comunidade em geral”.

O comunicado do site de Dom Prendergast considera o evento “uma oportunidade para uma relação cívica positiva ao unir-se a celebração da Capital, pelos nossos 150 anos, Ottawa 2017”.

Entretanto, o evento também foi criticado como “sacrilégio” e inclusive “blasfemo” ou “demoníaco”. Dom Terrence rechaçou essas preocupações, mas destacou o valor simbólico do evento.

“Na medida em que vimos o simbolismo foi que, depois de tudo, Nossa Senhora continuará reinando, algo que eu mencionei em um tuíte depois do espetáculo da quinta-feira, enquanto as pessoas, que respeito, começaram a expressar as suas objeções”, disse.

 

O planejamento do evento começou no ano passado. Os organizadores esperavam dar a impressão de que Kumo estava se aproximando de outra grande escultura de aranha, chamada de “mama”, diante da Galeria Nacional de Arte, em frente à Catedral.

O espetáculo começou com Kumo “acordando”, com a música do órgão da igreja.

Vale destacar que na época medieval, espetáculos em frente às igrejas eram comuns, muitas vezes representando acontecimentos bíblicos.

O robô aranha gigante chamou muita atenção no Twitter, onde inclusive motivou uma conta de paródia.

Mais em

Confira também: