De acordo com um relatório recente publicado pelo jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano (LOR), atualmente, a população cristã em nove estados do Oriente Médio é de 14.526.000 pessoas, o que não só indica a diminuição histórica da população, mas também recente.

Em relação a 2010, quando a população cristã nos nove países era de 14.740.000, houve uma redução de 174.00 cristãos.

A população total desses países, ou seja, de Chipre, Egito, Iraque, Israel, Jordânia, Líbano, Palestina, Síria e Turquia é de 258 milhões.

O relatório apresentado pelo LOR em 4 de agosto, em sua edição impressa, em italiano, foi baseada em um estudo recente do Oriente Médio feito pela Catholic Near East Welfare Association (CNEWA), organização que recolheu informações com base em diferentes fontes, inclusive da Santa Sé, de autoridades regionais das igrejas, da CIA World Factbook, do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas e dos Estados Unidos.

O documento assinala que na Síria passaram de 2,2 milhões (2010) para 1,2 milhão; no Egito, de 19% da população (1910) a 10%; no Líbano, de 53% (1932) a menos de 40%; em Jerusalém, de 20% (1946) a menos de 2%; na Palestina, de 20% (1948) a 1,2%.

Segundo o relatório “a população de cristãos em todo o Oriente Médio nos últimos anos – devido à guerra na Síria, à ascensão do ISIS e a crise política atual – sofreu um profundo impacto na região”.

“As culturas e os países que são o verdadeiro berço do cristianismo foram destruídos e estilhaçados, com os seguidores da fé de Jesus dispersos e deslocados”, acrescentou.

Finalmente, recordou que, embora alguns cristãos tenham emigrado para os países vizinhos e outros fugido totalmente da região, “as estatísticas confiáveis ??acerca deste movimento populacional ainda são difíceis de atingir”.

Confira também: