O Arcebispo da Filadélfia, nos Estados Unidos, Dom Charles Chaput, abençoou uma estátua de “Jesus sem teto” no lado de fora do albergue de Saint John, um serviço arquidiocesano que oferece diariamente alimentos, chuveiros e serviços de enfermagem a centenas de pobres na localidade.

A bênção e a dedicação da imagem, obra do artista canadense Timothy Schmalz, foi realizada em 31 de julho.

Em uma mensagem publicada no dia seguinte em sua página do Facebook, Dom Chaput expressou o seu desejo de que a escultura “seja um grande lembrete para todos que Deus nos chamou para cuidar dos mais vulneráveis ??em nossas comunidades e a ver o rosto de Cristo neles”.

A imagem, disse, “é a única do seu tipo” no estado da Pensilvânia.

A estátua de “Jesus sem teto” foi instalada em mais de 50 cidades em todo o mundo. O lugar mais importante onde pode ser encontrada uma delas é, sem dúvida, na entrada do escritório da Esmolaria Apostólica no Vaticano.

Nesse local, em março de 2016, a imagem foi abençoada pelo Papa Francisco.

A estátua mostra Cristo como uma pessoa sem uma casa onde dormir, envolvido em um cobertor com o rosto coberto, deitado em um banco de parque. As feridas dos pregos da crucificação podem ser vistas nos pés da estátua.

Estátua de “Jesus sem teto” instalada do lado de fora do albergue Saint John, na Filadélfia. Foto: Facebook Arcebispo Charles J. Chaput.

A imagem mede menos de um metro de altura, um pouco mais de meio metro de largura e dois metros de comprimento.

Depois da bênção da estátua, Dom Chaput serviu e compartilhou o almoço com homens sem-teto que normalmente frequentam o albergue Saint John, acompanhado também do artista Timothy Schmalz.

Dom Charles Chaput servindo o  lmoço no albergue Saint John. Foto: Facebook Arcebispo Charles J. Chaput.

O Prelado pediu aos fiéis para se unir a ele em oração “por todos aqueles que estão lutando para superar a pobreza, para que Deus os abençoe com esperança e perseverança ante o desespero”.

“Peçamos também a Deus que inspire a ação em todos nós para oferecer uma ajuda verdadeira aos que mais necessitam”, incentivou.

Confira também: